Projeto “A Bio e Geodiversidade da Minha Escola” | Escolas Premiadas 2023-24

Após duas edições, em 2021-2022 e 2022-23, o Projeto “A Biodiversidade da Minha Escola”, regressou novamente este ano letivo 23-24, desta vez integrando também o tema do ano “Geodiversidade”, pelo que foi intitulado “A Bio e Geodiversidade da Minha Escola“.
Nesta terceira edição do projeto, a ABAAE | Eco-Escolas contou com a parceria das ONGs Quercus, A Rocha, Aspea, FAPAS, Geota, LPNSociedade Portuguesa de Botânica.

O projeto teve como principal objetivo não só dar a conhecer e promover a ação pela proteção da biodiversidade que rodeia o espaço escolar, mas também a sua geodiversidade. Foi solicitado às escolas a documentação da diversidade de espécies de flora que encontram no recinto escolar e de micro e macrorganismos do solo do mesmo, através da observação, da pesquisa, captura de imagens e elaboração de ilustrações. Este ano letivo, foi também solicitada a descrição das características do solo (permeabilidade, acidez, entre outras).

Também os professores foram desafiados a delinear e implementar um plano de aula no âmbito da geodiversidade, sendo que 21 professores aceitaram este desafio e submeteram o seu trabalho.

No projeto inscreveram-se, este ano letivo, 236 escolas, distribuídas em 3 escalões:

Escalão 1 – Jardins de Infância e Escolas do 1º Ciclo

Escalão 2 – Escolas do 2º e 3º Ciclo

Escalão 3 – Secundário, Profissional e Superior

No total, foram submetidos na plataforma 101 trabalhos.

Os trabalhos de todas as escolas que participaram no desafio podem ser visualizados aqui:

Desafio Professores

Após a avaliação por parte do júri, as Escolas premiadas são as seguintes:

1º Escalão

Escola EB1/JI Boavista – Sernande Felgueiras Cecília Pereira
International School of Palmela Palmela Mariam Cunha
Associação Portuguesa de Pais e Amigos do Cidadão Deficiente Mental Setúbal Elisabete Moreira
Menção Honrosa Escola Básica da Malva Rosa Vila Franca de Xira Virgínia Santos
Ana Margarida Santos
Colégio Heliântia Vila Nova de Gaia Ana Catarina Magalhães

2º Escalão

Escola Básica e Secundária do Vale do Âncora Caminha Ana Maria Pinto
Flamiano Martins
Escola EB 2,3 de Palmeira Braga Maria de Lurdes Pereira
Escola EB 2,3 da Maia Maia Patrícia Campos
Maria Cristina Vasconcelos
Menção Honrosa Escola Básica Padre Donaciano Abreu Freire Estarreja Paulo Santos
Escola Básica Alexandre Herculano – Santarém Santarém Maria da Conceição Moreira
Joaquim André

3º Escalão

Prémio Escola Concelho Professor(es) coordenador(es)
Escola Superior de Educação de Lisboa do Instituto Politécnico de Lisboa Lisboa Maria João Silva
Tiago Tempera
Escola Superior de Tecnologia do Barreiro do Instituto Politécnico de Setúbal Barreiro Carlos da Mata
3º em ex-aequo Escola Secundária Manuel Cargaleiro Seixal Cristina Carrajola
Teresa Hilário
3º em ex-aequo Escola Secundária de Valongo Valongo Ilda Moreira
Ana Paula Coelho
Menção Honrosa Escola Básica e Secundária D. Manuel Ferreira Cabral Santana Rosa Vieira
Maria Zita Silva

.

Desafio Professores

Prémio Escola Concelho Professor(es) coordenador(es)
Premiada em ex-aequo Escola Básica Padre Donaciano Abreu Freire Estarreja Paulo Santos
Escola Básica e Secundária Dr. Machado de Matos Felgueiras Sandra Soares
Escola Básica e Secundária D. Manuel Ferreira Cabral Santana Rosa Vieira
Maria Zita Silva

Parabéns a todas as escolas que participaram e por todo o trabalho desenvolvido ao longo do ano!