Dia das Bandeiras Verdes 2010 - Galardão Eco-Escolas

Comunicado à Imprensa

A Associação Bandeira Azul da Europa, (ABAE/FEE Portugal) e a Câmara Municipal de Ourém, solicitam a divulgação e convidam à participação na Conferência de Imprensa de dia 24 de Setembro, pelas 11.00, Parque Linear de Ourém, durante a qual serão reconhecidos e divulgados os 207 municípios portugueses com Eco-Escolas.
No final será servido um beberete oferecido pela Câmara Municipal de Ourém.

OURÉM RECEBE AS ECO-ESCOLAS DE TODO O PAÍS

O Dia do Galardão Bandeiras Verdes significa o culminar dos projectos desenvolvidos em 2009/2010 nas 1337 escolas inscritas este ano, das quais, depois de avaliadas, 1041 demonstraram possuir a qualidade suficiente para, segundo os critérios da Foundation for Environmental Education (FEE) lhes ser atribuída a designação de Eco-Escola. As 1041 Bandeiras Verdes serão hasteadas nas escolas de 207 Municípios.

O Programa Eco-Escolas conta a nível internacional com cerca de 20000 escolas, em 46 países.

Na Festa das Bandeiras Verdes decorrerá no Parque Linear de Ourém no dia 24 de Setembro de 2010. Prevê-se a participação de cerca de 5000 pessoas, sendo a maioria crianças e jovens, mas também professores e representantes de municípios, para além de elementos das diversas instituições parceiras do Eco-Escolas.

Na Conferência de Imprensa com inicio às 11h serão entregues os prémios dos Concursos Eco-Escolas 2010:

  • O Brigada Verde visa estimular o interesse e a criatividade na busca de melhores soluções ambientais, através da participação activa e da criatividade dos jovens ligados ao Programa Eco-Escolas. Este concurso pretende ser uma mais-valia para Escola e Comunidade em que a mesma se insere, favorecendo o aparecimento de projectos de intervenção local que visem a melhoria da qualidade de vida. Este ano participaram cerca de 109 escolas com propostas diversas;
  • A Escola da Energia, actividade que visa estimular nos jovens o interesse pela investigação sobre energia, eficiência energética e mobilidade sustentável, surgiu do resultado da parceria entre a ABAE e a Fundação Galp Energia e aposta em três vertentes: formação de professores, proposta de actividades e concursos e a página Web. Este ano lectivo foram 244 as Eco-Escolas participantes;
  • A Geração Depositrão surgiu nas Eco-Escolas em resultado de uma parceria entre a Associação Bandeira Azul da Europa e a ERP Portugal. Pretende-se através da proposta de um conjunto de actividades, sensibilizar a escola e a comunidade envolvente para a problemática dos Resíduos de Equipamentos Eléctricos e Electrónicos (REEE), bem como dotar a escola de instrumentos logísticos nos quais se possa depositar este tipo de resíduos. Em 2009/2010 estiveram envolvidas na Geração Depositrão 279 escolas.
  • O Concurso de Posters Eco-Código pretende estimular a participação e a criatividade dos jovens através da elaboração de um poster que deverá expressar uma declaração de objectivos, traduzidos por acções concretas, que todos os membros da comunidade deverão seguir, constituindo assim o código de conduta da escola. Foram 490 as escolas que decidiram elaborar um Poster Eco-Código, neste ano lectivo.

Durante todo o dia várias dezenas de ateliers, jogos, exposições e actividades diversas estarão à disposição dos Eco-Estudantes. A tarde será marcada pela sessão de entrega dos galardões que se iniciará com um espectáculo de circo. Seguir-se à actuação de um conjunto de escolas convidadas, seguida de entrega da bandeira a cada uma das escolas presentes.

As parcerias com municípios e outras entidades públicas e privadas, como a Unilever, entre outras, têm constituído um dos pilares da sustentabilidade deste Programa em constante crescimento em Portugal. Também o contributo de diversas entidades que compõem a Comissão Nacional, tem sido fundamental no apoio técnico ao Programa, nomeadamente, a Agência Portuguesa de Ambiente, o Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas, I. P., o Instituto da Água, o Ministério da Educação através da Direcção Geral de Inovação e Desenvolvimento Curricular e das várias Direcções Regionais de Educação, Direcção Regional de Ambiente da Madeira, a Secretaria Regional de Ambiente e do Mar dos Açores, a Agência para a Energia, a Sociedade Portuguesa de Energia Solar e a Autoridade Florestal Nacional.

A organização do Dia Bandeiras Verdes conta com o apoio do município de Ourém e da SIMLIS.
Mais informações sobre o Dia Eco-Escolas em: www.abae.pt/programa/EE/galardao/2010 ou no Facebook em: www.facebook.com/pages/Eco-Escolas/320655301674