João Taborda

By | Seminário Eco-Escolas | Biografias
 

João Taborda, Licenciado em Design de Interiores pela Escola Superior de Artes Decorativas da Fundação Ricardo Espírito Santo Silva. Trabalhou no Atelier de Maria José Salavisa e abriu o seu próprio Atelier com duas sócias INSIGHT, Arquitetura e Design de Interiores, do qual já não faz parte. Colaborou com outros Atelier de Arquitetura como é o caso da FFCB, no Atelier TMBPCM – Arquitetura, Design e Planeamento Urbano Lda. Realizou diversos trabalhos gráficos para a Companhia de Dança Contemporânea de Alcobaça, para o Externato de S. José e para a RDP. Fez também desenhos de figurinos para diferentes peças de Dança e produziu espetáculos para o Colégio da Bafureira.

Está ligado à Educação. Foi professor de Educação Visual e Educação Visual e Tecnológica no Colégio da Bafureira na Parede. Atualmente trabalha na Junta de Freguesia do Lumiar, onde coordena um CAF. Colabora com a UHU nas formações ao ensino Básico nas diferentes Escolas do País.

Joana Faria

By | Seminário Eco-Escolas | Biografias
 

Joana Faria, Licenciada em Engenharia Florestal e dos Recursos Naturais pelo Instituto Superior de Agronomia, onde desenvolveu igualmente vários trabalhos de Investigação na área das Alterações Climáticas.

Com 12 anos de experiência profissional, participou em vários grupos de trabalho do Ministério da Agricultura e teve assento em diversas organizações internacionais como a ENFE – European Network of Forest Entrepreneurs, CEETTAR – Confédération Européenne des Entrepreneurs de Travaux Agricoles, Ruraux et Forestiers e EFNA – European Forest Nursery Association.

Em 2016, integrou a Associação para uma Gestão Florestal Responsável, Organização que representa o FSC® (Forest Stewardship Council®) em Portugal, para a  promoção de uma gestão ambientalmente adequada, socialmente benéfica e economicamente viável das florestas no mundo inteiro, através do processo de certificação florestal.

Desde 2017, assume funções de Secretária Executiva no FSC Portugal.

Leonor Prata

By | Seminário Eco-Escolas | Biografias

Leonor Prata
Na sua adolescência, Leonor fez parte do Programa Eco-Escolas da sua escola, uma experiência que foi importante e valiosa para o seu desenvolvimento pessoal, académico e como cidadã.

Tem seguido um caminho na Sociologia, Licenciada pelo ISCTE-IUL, Mestre pela London School of Economics and Political Science, é presentemente doutoranda no Programa Inter-Universitário em Sociologia (OPENSOC) do Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa, integrada no Observatório de Ambiente e Sociedade (OBSERVA ICS-UL).

Sob a orientação de Luísa Schmidt, e com a colaboração da ABAE, desenvolve uma investigação acerca do Programa Eco-Escolas em Portugal. Pretende compreender a realidade deste Programa Internacional em Portugal, que tem sido reconhecido pelo seu sucesso e resiliência, caracterizando, ao nível da ABAE e das Escolas e suas comunidades educativas, as suas abordagens pedagógicas e organizacionais, e investigando os fatores que constrangem e nutrem o desenvolvimento de competências para a cidadania tal como mudanças organizacionais nas escolas para a promoção do desenvolvimento sustentável ao nível local (Agenda Local 21 Escolar).

Helena Barracosa

By | Seminário Eco-Escolas | Biografias
 

Helena Barracosa, Licenciada em Biologia (ramo de formação educacional) pela Universidade de Coimbra.  Mestre em Química celular pela Universidade do Algarve. Diploma de Estudos Avançados (DEA) em Educação Ambiental pela Universidade de Santiago de Compostela no âmbito do Doutoramento Interuniversitário em Educação Ambiental. Professora do Quadro do Agrupamento de Escolas João de Deus, Faro do Grupo 520, Biologia e Geologia. Coordenadora do Programa Eco-Escolas desde 2008. Investigadora do Projeto EqEA em Portugal (IA/CCMAR). Formadora pelo CCFC em várias áreas e domínios,  incluindo Educação Ambiental.  Dinamizadora da REpEA (Rede de Equipamentos para a Educação Ambiental. Diretora da Ecoteca de Olhão (IPAMB/ICN/CMO). Autora de várias publicações, comunicações em congressos e participação em grupos de trabalho no âmbito da Educação Ambiental. Coordenação/membro da equipa técnica de vários projetos na temática da Educação Ambiental.

Lídia Terra

By | Seminário Eco-Escolas | Biografias
 

Lídia Terra, terminou em 2008 a licenciatura em Geografia pela Faculdade de Letras da Universidade do Porto, é mestre em Ordenamento do Território e SIG, pela Universidade Nova de Lisboa, e encontra-se atualmente a frequentar o Programa Doutoral em Alterações Climáticas e Políticas de Desenvolvimento Sustentável, da Universidade de Lisboa. Tem experiência em ambiente, ação climática, geomorfologia e riscos naturais, gestão de recursos naturais, dinâmicas sociais e económicas, planeamento urbano, cartografia e sistemas de informação geográfica. Foi uma das duas técnicas da equipa do Município de Loulé que integrou o projeto ClimAdaPT.Local, acompanhando o desenvolvimento e implementação da Estratégia Municipal de Adaptação às Alterações Climáticas de Loulé (EMAAC de Loulé). Atualmente é Chefe da Unidade Operacional de Adaptação às Alterações Climáticas do Município de Loulé, Unidade Orgânica criada em dezembro de 2017, com a missão de garantir a implementação, acompanhamento e monitorização da EMAAC de Loulé e contribuir para a dinamização e delineação de políticas e ações com impacto na adaptação e mitigação às AC. Acompanhou o processo da formalização da Rede de Municípios para a Adaptação Local às Alterações Climáticas, que o município de Loulé integra.

Pramod Kumar Sharma

By | Seminário Eco-Escolas | Biografias
 

Dr Pramod Kumar Sharma, is Senior Director of Education with Foundation for Environmental Education. An Education for Sustainable Development professional with a broad experience of over 20 years. He has worked with wide range of stakeholders that include schools, corporate, programmes focusing on schools systems, rural development issues of tribal communities and has mentored grassroots NGOs for projects in the area of sustainable development.
His Doctoral research is in the area of Assessment of Environmental Literacy. He has a Masters Degree in Business Administration (MBA) also holds an integrated Bachelors Degree in Science and Education B. Sc (H) B.Ed.

Fernando Pessoa

By | Seminário Eco-Escolas | Biografias
 

Fernando Pessoa,  tenho 47 anos, sou natural de Coimbra, sou casado e tenho 3 filhas. Licenciado em Biologia – ramo educacional pela FCTUC, leciono  há 24 anos e pertenço ao quadro de nomeação definitiva do agrupamento Poeta António Aleixo (Portimão), estando destacado no agrupamento Padre António Martins de Oliveira há cinco anos.

Teresa Pacheco

By | Seminário Eco-Escolas | Biografias
 

Teresa Pacheco, Licenciada em Física e Química  pela Universidade de Aveiro em 1996. Obteve o grau de Mestre em ensino  de Física e Química no ano de 2006 na mesma Universidade. Em 2013 concluiu o Curso de Especialização do Mestrado em Gestão e Politicas Ambientais lecionado pela Universidade de Évora, Aveiro e Universidade Nova de Lisboa.  Dinamizou  ações de formação de Física na área do eletromagnetismo.  Coordenou o projeto –  Uma forma de “ver” a radiação  da Agência Nacional para a Cultura Cientifica e Tecnológica e colaborou em diversos projetos da Ciência Viva.  Tem participado com alunos em vários projetos de divulgação científica nomeadamente nos  Jovens Cientistas Investigadores e com a  Fundação Ilídio Pinho. Coordenou o projeto Eco-Escolas e participou com os alunos em diversos projetos de Educação Ambiental, alguns deles co-financiados pela Câmara Municipal de Ílhavo.  Atualmente leciona Fisica e Química ao 3º ciclo e ensino secundário, colabora com o grupo de trabalho do Eco-Escolas e dinamiza o projeto GafeBikeLab na Escola Secundária da Gafanha da Nazaré.

 

Carlos Fulgêncio

By | Seminário Eco-Escolas | Biografias
 

Carlos Fulgêncio é o coordenador nacional do The Climate Reality Project® — a organização internacional de ação climática fundada por Al Gore.

Foi representante do Movimento Católico Global pelo Clima (GCCM) em Portugal e é um dos fundadores e delegado em Portugal do projeto Scientists Warning e da ZERO — Associação Sistema Terrestre Sustentável.

Em 2018 foi o primeiro europeu a ser distinguido com o Green Ring Award “em reconhecimento pelo trabalho notável [feito] para resolver a crise climática“.

João Neves

By | Seminário Eco-Escolas | Biografias
 

João Neves

Licenciado em Biologia, mestre em Biologia da Conservação, mestre em Didática e Inovação no Ensino das Ciências, doutorando em Psicologia, está responsável, no Zoomarine, pelo departamento de educação desde 2005 e pela ciência desde 2017.