Carina Rato

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Carina Rato, 26 anos, bióloga. Em 2015 terminou a licenciatura em Biologia na Faculdade de Ciências e Tecnologias da Universidade do Algarve e nesse mesmo ano iniciou a pós-graduação em Gestão de Empresas na Faculdade de Economia, da mesma instituição, terminando no ano seguinte. Ao longo da sua vida académica, frequentou vários workshops e congressos ligados ao ramo animal, e enriqueceu conhecimentos através do voluntariado. Começou a trabalhar como técnica na Unidade de Educação Ambiental (UOEA) da Câmara Municipal de Loulé em Maio de 2018, sendo uma das responsáveis pelo plano de atividades do Centro Ambiental de Loulé. Aí, dá apoio nas ações realizadas pela UOEA; implementa, acompanha e dinamiza campanhas de sensibilização e educação ambiental, sejam estas direcionadas para as escolas ou para o público em geral; auxilia na monitorização, controle, gestão e proteção ambiental; planeia experiências biológico-ambientais direcionadas às escolas; promove concursos, exposições e atividades de dinamização ambiental; promove e divulga a biodiversidade e as florestas autóctones; e ainda sensibiliza o público para as alterações climáticas. Para além disso, ainda auxilia na gestão das Paisagens Protegidas Locais do território municipal (PPL da Rocha da Pena e PPL da Fonte Benémola).

Ana Filipa Gonçalves

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Ana Filipa Gonçalves nasceu em 1989. Geógrafa, licenciada pela Universidade de Évora (2011-2015). Ao longo do seu percurso profissional trabalhou em diversas áreas onde adquiriu uma vasta experiência na organização, capacidade de gestação, coordenação, relacionamento interpessoal e facilidade de comunicação que lhe deram ferramentas e competências necessárias para o desempenho e cumprimento das atuais funções, desde março de 2018, é técnica da Câmara Municipal de Loulé ligada ao Ambiente e diariamente desenvolve atividades de Educação e Sensibilização Ambiental (dinamização de ações, conceção e edição de materiais e elementos de sensibilização (in)formação, organização de seminários, workshops, entre outros) por todo o concelho. Está a começar a assumir a responsabilidade do programa Eco Escolas, bem como, na elaboração e desenvolvimento dos planos de atividade dos pólos do Centro Ambiental de Loulé. Colaboração de projetos e candidaturas nacionais de caráter ambiental (como a Candidatura Município ECOXXI).

Lina Madeira

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Lina Madeira, licenciada em Engenharia do Ambiente pela Universidade do Algarve (2001-2006). Ao longo de mais de uma década ao serviço da Autarquia de Loulé na coordenação de áreas com especial enfoque na educação e sensibilização ambiental, é, desde 2017, Chefe de Unidade Operacional de Educação Ambiental (cujas atividades incluem a promoção da qualidade ambiental do concelho, a gestão das áreas protegidas do município, assim como, a implementação de medidas e a promoção de atividades no quadro das políticas municipais para a área da educação ambiental). Iniciou o seu percurso profissional, em 2007, nesta entidade, onde desenvolve projetos e atividades em diversas áreas relacionadas com o Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, com destaque para: a Educação e Sensibilização Ambiental (dinamização de ações, conceção e edição de materiais e elementos de sensibilização (in)formação, apoio às atividades desenvolvidas no âmbito dos Programas Eco-Escolas e Bandeira Azul, implementação de ações relacionadas com a Estratégia de Sustentabilidade do Concelho de Loulé e, atualmente, com a Estratégia Municipal de Adaptação às Alterações Climáticas, organização de seminários, workshops, entre outros); Ruído/Acústica (realização de medições acústicas, análise e elaboração de pareceres técnicos) e Implementação de Sistema de Gestão Integrado (Qualidade e Ambiente, Processo “Centro Ambiental e Acústica”). Em 2009 tornou-se responsável pela coordenação, gestão e promoção dos pólos do Centro Ambiental de Loulé (na elaboração e desenvolvimento de plano de atividades, campanhas e projetos de educação e sensibilização ambiental direcionados para diferentes públicos), exercendo igualmente funções de gestão e coordenação na elaboração e desenvolvimento de projetos e candidaturas regionais, nacionais e internacionais de índole ambiental (com destaque para a Candidatura Município ECOXXI e diversas ao Fundo Ambiental, como o Sê-lo Verde).

Inês Besugo

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Inês Besugo

Nasci há 31 anos na linha do Estoril. Activa e encantada pela natureza e o mar estive sempre envolvida em actividades e causas de justiça social e ambiental. 

Estudei engenharia de Energia e Ambiente na Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, cooperante inicial da Biovilla e apaixonada por Permacultura estive envolvida em projectos internacionais para a educação e inovação social para a resiliência e sustentabilidade comunitária. Acredito que todos devemos deixar uma pegada positiva neste mundo, deixá-lo melhor do que como encontrámos.

Ana Pêgo

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Ana Pêgo formou-se em Biologia Marinha e Pescas pela Universidade do Algarve, onde esteve vários anos como assistente de investigação em projectos na área das Pescas. Mais tarde regressou a Cascais onde veio a ficar quase 10 anos como técnica de laboratório no Laboratório Marítimo da Guia.

Desde 2012, tem-se dedicado à educação ambiental, na forma de ateliers, palestras, formação a professores e exposições. A constatação e crescente preocupação com o “lixo marinho” levou a que aprofundasse conhecimentos e criasse projetos educativos sobre este tema, com o objetivo de sensibilizar crianças e adultos para o estado dos nossos oceanos e o impacto do lixo marinho na vida de todos os seres que os habitam.

Os seus frequentes passeios pelas praias, à procura de vestígios de fauna marinha para os seus ateliers, levaram a que descobrisse uma nova espécie e os passeios converteram-se em limpeza de praia e “caças ao tesouro”. Em 2014, em co-autoria com o fotografo Luis Quinta, criou a instalação Balaena plasticus. Um esqueleto de baleia, com cerca de 10 metros de comprimento, construído com objectos de plástico branco encontrado na praia.

E em Dezembro de 2015 criou a página Plasticus maritimus para partilhar os achados que dão à costa nas nossas praias. 

 

João Pedro Gouveia

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João Pedro Gouveia, é doutorado em Alterações Climáticas e Politicas de Desenvolvimento Sustentável – Sistemas Sustentáveis de Energia (UNL/UL). É investigador na FCT-UNL integrado no grupo de investigação CENSE na linha Energia & Clima. Tem dedicado à sua investigação a futuros de baixo carbono, com ênfase em novas tecnologias energéticas; pobreza energética e vulnerabilidade e adaptação dos sistemas energéticos nacionais e locais ao aquecimento global. Tem mais de 15 publicações indexadas no SCOPUS, é co-autor do New York Times Best Seller DRAWDOWN – The Most Comprehensive Plan Ever Proposed to Reverse Global Warming e tem mais de 30 apresentações em conferências nacionais e internacionais com peer review.

Brigada da Floresta – Handsprint

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Geração Verdão em Ação

Para participar neste desafio  a escola deve realizar um teatro sobre a Geração Verdão.

Destinatários

Jardim de Infância e 1º ciclo. Aceitam-se também participações do 2º ciclo de escolaridade

Trabalho a realizar

O desafio consiste na criação de uma peça de teatro com as personagens Geração Verdão. A ideia é que seja abordada de forma explicita ou implícita mas principalmente correta, alegre e divertida a importância da Redução, Reutilização e Triagem para Reciclagem (e correta deposição) na construção de uma Economia Circular.

 

Características da Peça
A peça deverá ter a duração de 15 minutos (no máximo).
Deverá ser utilizado o cenário e as personagens constantes  do Manual do professor (páginas 30 a 41)
O Guião deverá ser elaborado pelos alunos com a ajuda do(a) professor(a). Sugere-se a utilização de técnicas de escrita colaborativa.

A participação realiza-se através do envio de:
– um guião escrito da peça de teatro
– um vídeo até 15 minutos da apresentação da peça
– uma memória descritiva

 

Prazos

Inscrição até 28 de fevereiro na plataforma Eco-Escolas
Submissão dos trabalhos até 15 de maio

 

Recursos

Os materiais do kit Geração Verdão  podem ser descarregados no site: https://geracaoverdao.pt

O kit é composto por:

  • Manual do Professor e Fichas de Atividades com os principais conceitos a trabalhar em contexto escolar;
  • Plano de Atividades para registo das atividades realizadas e resultados atingidos;
  • Cartaz de divulgação da participação da escola;
  • Folhetos para comunicar a mensagem dentro e fora da escola;
  • Autocolantes para identificar os contentores de recolha de resíduos de embalagens;
  • Cenário para o teatro sobre o Verdão e a reciclagem de embalagens em fim de vida;
  • Jogo quantos-queres para resumir conceitos de forma lúdica.

 

Prémios

A definir brevemente

O projeto GERAÇÃO VERDÃO é um programa de sensibilização e educação ambiental desenvolvido pela Novo Verde – Entidade Gestora de Resíduos de Embalagens, e tem como objetivo principal contribuir para o desenvolvimento de uma cultura de reciclagem em Portugal através da formação e educação das crianças de hoje, adultos de amanhã, no contexto escolar.

O programa dirige-se a alunos e professores do 1º Ciclo do Ensino Básico e reúne um conjunto de conteúdos e atividades que dinamizam o contacto com os principais conceitos sobre a gestão de resíduos de embalagens.

Geração Verdão em ação

João Alegria

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João Carlos Teixeira Alegria
Natural de Estarreja; nascido em 01 de julho de 1964;

  • Licenciado em Ciências Religiosas;
  • Pós-graduação em Administração e Gestão de Estabelecimentos de Ensino;
  • Professor do Quadro de Nomeação Definitiva do Agrupamento de Escolas de Estarreja;
  • Presidente do Conselho Diretivo da Escola/Agrupamento Prof. Dr. Egas Moniz de Avanca (1996-2005);
  • Vereador em regime de permanência na Câmara Municipal de Estarreja (de 2005 até ao presente), com os pelouros da Educação, Cultura, Ação Social, Juventude e Proteção Civil, entre outros…)

Workshop ABAE

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Por Margarida Gomes e Inês Pascoal

O objetivo deste workshop é o de apresentar várias ferramentas de trabalho disponíveis para a coordenação do Programa Eco-Escolas, clarificando e exemplificando a sua utilização:

  • breve passagem pelas várias fases de trabalho na plataforma Eco-Escolas: inscrição, acompanhamento, galardão; perguntas e dúvidas mais frequentes; documentos de trabalho.
  • exposições, jogos e ateliers temáticos que podem ser reproduzidos e/ou requisitados pelas escolas. Novidades: Loto da Floresta, puzzles Árvores Nativas, jogo de chão “Espiral das Alterações Climáticas”.

Tânia Filipa da Silva

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Tânia Filipa Birrento da Silva, licenciada em Educação de Infância pela E.S.E. João de Deus (2002), e Mestre em Ciências da Educação—Teoria e Desenvolvimento Curricular (Mediação em Educação), pela Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Lisboa (2007).

Docente de Educação Pré—Escolar, desde 2002, trabalhou com diferentes populações—alvo, desde os quatro meses (creche), aos sete anos (jardim de infância), em IPSS, Estabelecimentos Particulares, e Ensino Público. Deu apoio a adolescentes em integração para a vida ativa e foi docente dos cursos de Formação e Educação (CEF e EFA) para Auxiliares de Ação Educativa (2008/9). Apresentou a temática “Relação Escola—Família” na segunda edição do Mestrado em Mediação em Educação da Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Lisboa (2008). 

Elemento da Equipa Eco Escolas desde o ano letivo 2010/2011 e Coordenadora nos anos letivos 2012/2013, 2015/2016, 2016/2017, 2017/2018 e 2018/2019.
Apresentou o trabalho desenvolvido em Jardim de Infância, no âmbito da aplicação do Programa Eco—Escolas, na reunião de Diretores de Agrupamentos realizada em Lisboa em 2016.
Exerce atualmente funções de docente de Educação Pré-Escolar e Coordenadora do Conselho de Docentes na Escola Básica e Jardim de Infância do Bairro da Madre de Deus, Agrupamento de Escolas Luis António Verney, em Lisboa