Rosa Doran

By | Seminário 2018 | Biografias
Rosa Doran
Data Nascimento: 18/04/1961
Nacionalidade:Brasileira / Portuguesa
Email: rosa.doran@nuclio.pt
Formação:

  • Física- Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
  • Mestrado em Altas Energia em Gravitação na Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa sob o Tema: ““Buracos Negros de Schwarzschild e suas aplicações Cosmológicas”.
  • Doutoramento no Ensino das Ciências na Universidade de Coimbra (em curso): “Black Holes in my School”.

ACTIVIDADES PROFISSIONAIS

Minhas actividades profissionais no período de 1979 a 1992 estiveram relacionadas com a indústria, no que diz respeito as áreas administrativa e financeira. Desde 1992 tenho me dedicado à investigação, divulgação científica e ensino nas áreas de Astronomia, Relatividade e Cosmologia. As actividades de divulgação são desenvolvidas em colaboração com o NUCLIO – Núcleo Interactivo de Astronomia (http://nuclio.org), associação da qual sou membro fundadora e Presidente do Conselho Executivo. Faço também parte da Comissão Instaladora do projecto Global Hands-on Universe (www.globalhou.net) cuja associação internacional nasceu em Portugal em 2008. Alguns programas e projetos em que estou correntemente envolvida:
– Chair do Galileo Teacher Training Program – um dos maiores programas em educação em astronomia a nível global (endossado pela UNESCO/IAU/IYA2009/9 – www.galileoteachers.org
– vice-chair do painel para a educação da COSPAR (Committee on Space Research)
– Projetos financiados pela União Europeia já finalizados: Open Discovery Space, Inspiring Science Education. Go-lab, European Hands-on Universe,
– Projetos financiados pela União Europeia em curso: Stories of Tomorrow, Next-Lab, OSOS, PLATON, IDiverSE, Digital Schools of Europe, Space Awareness
– Outros Projetos Internacionais: eGTTP, eScience Café, International Astronomical Search Collaboration, Dark Skies Rangers, Astronomers without borders, Universe Awareness, Portuguese Language Office of Astronomy for Development.

Ferramentas Tecnológicas para a promoção da Biodiversidade

By | Seminário 2018 | Apresentações

Por Ilisa Antunes e Daniel Ferreira

Numa primeira parte teórica, será debatida a importância do uso de algumas ferramentas tecnológicas para a promoção da biodiversidade, nomeadamente a biodiversidade urbana, quer para uso em contexto escolar, quer como meio de promoção do turismo de natureza. Serão apresentadas algumas aplicações móveis existentes, nomeadamente a aplicação móvel Biodiversity GO! lançada pelo Laboratório da Paisagem. 

Na parte prática, os participantes serão convidados a explorar os Jardins do Palácio Vila-Flor para identificação de algumas espécies, nomeadamente espécies arbustivas e arbóreas e também espécies de avifauna, com os nossos investigadores.

Autonomia e Flexibilidade Curricular numa Eco-Escola

By | Seminário 2018 | Apresentações

Por Maria de Jesus Carvalho

A educação/ escola desempenha um papel crucial na consciencialização, treino e desenvolvimento dos alunos como futuros cidadãos, conscientes e ativos pelo ambiente e pela sociedade. A escola deve, assim, dar a oportunidade aos alunos de resolverem, de forma ativa e democrática, questões ambientais ao nível local, de modo a que compreendam a relação com a sua própria vida.

O programa/ projeto Eco-escolas surge neste sentido. Este pressupõe uma educação ambiental, incutindo nas crianças uma consciência ecológica e de respeito pelo meio ambiente/ natureza, pressupostos igualmente contemplados na área da Cidadania e Desenvolvimento que está intimamente relacionada com toda a prática desenvolvida pelos professores no âmbito da flexibilidade curricular. Esta flexibilidade curricular implica um cruzamento de conhecimentos/ conteúdos que completem a criança no seu todo, tendo sempre presente o respeito pela sociedade e pela natureza, tornando, deste modo, o projeto Eco-escolas pertinente no desenvolvimento do processo educativo dos alunos e contribuindo, assim, para o desejado sucesso educativo.

Maria de Jesus Carvalho

By | Seminário 2018 | Biografias
 

Maria de Jesus Teixeira Carvalho

  • Licenciada em Ensino de Educação Física, com Formação Complementar em Desporto de Rendimento – Andebol, Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física, Universidade do Porto, 28 de junho de 1991. 
  • Mestrado em Ciências do Desporto, na área de especialização em Gestão Desportiva, Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física, Universidade do Porto, 8 de fevereiro de 2001.
  • Curso de Pós-Graduação – Especialização em Administração Escolar, Universidade do Minho, Ano Letivo 2001/2002, 30 de setembro de 2002.
  • Formadora CCPFC / RFO-17611/04, atribuído pelo Conselho Científico-Pedagógico da Formação Contínua, nas áreas e domínios A21 – Educação Física e B01 – Administração Educacional, 31 de maio de 2004.
  • Curso de Especialização Pós-Licenciatura em Valorização Técnica Orientada para a Administração Escolar, na área de formação especializada em Administração Escolar e Administração Educacional, Universidade Católica de Braga, 19 de janeiro a 28 de junho de 2008.
  • Professora do Grupo 620 Educação Física, nos quadros do Ministério de Educação, desde o ano de 1991.
  • Funções na área de gestão e administração escolar:
  • Presidente do Conselho Executivo (2006 a 2008) do Agrupamento de Escolas de Moreira de Cónegos.
  • Diretora (2008 a 2017) do Agrupamento de Escolas Virgínia Moura, Moreira de Cónegos.

Ao longo do percurso profissional destaca-se o envolvimento em diversos projetos no Agrupamento, associados à Cidadania, Educação Ambiental, Solidariedade e Flexibilidade Curricular, etc.

Island Diversity

By | Seminário 2018 | Apresentações

Por Rosa Doran

Island Diversity: from collaborative inquiry to science outreach with Science Trails

O projeto Island Diversity pretende envolver estudantes de várias ilhas, em vários pontos do globo,  em propostas de investigação científica conjunta, em que a diversidade das ilhas é estudada e as suas especificidades transformadas em trilhos da ciência. A comunidade local é convidada a fazer o percurso enquanto participa numa experiência imersiva de visitação das características únicas das suas ilhas e conhecimento das semelhanças entre as várias localidades que participam no projeto. Os estudantes envolvidos no processo terão a oportunidade de fazer investigação colaborativa com seus colegas em outras partes do mundo, desenvolvendo competências importantes tais como: pensamento crítico, criatividade, capacidade de argumentação e comunicação, entre outras importantes competências que encontramos no “Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória”.

Sílvia Ribeiro

By | Seminário 2018 | Biografias

Sílvia Ribeiro
Licenciou-se em Biologia pela Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, sendo Mestre em Etologia pelo Insituto Superior de Psicologia Aplicada e com formação em bem-estar animal. Desde 1996 trabalha em projetos de investigação e conservação aplicada do lobo-ibérico desenvolvidos pelo Grupo Lobo em Portugal, em particular na recuperação e promoção do uso de cães de gado como uma forma eficaz de proteger os animais domésticos e contribuir para mitigar os conflitos com o lobo. Participou em vários projetos e mais recentemente no LIFE MEDWOLF (LIFE11NAT/IT/069), que decorreu em Itália e em Portugal onde visou o núcleo lupino na região raiana a Sul do rio Douro. Apresentou dezenas de comunicações científicas, sendo co-autora de vários artigos e livros, e desde 2015 co-editora da revista Carnivore Damage Prevention News.

Giovanni Giorgetti

By | Seminário Eco-Escolas | Biografias
 

 

Giovanni Ribeiro Giorgetti: Formado em Gestão Ambiental pela Universidade da Madeira em 2013, trabalhou no Departamento de Ambiente da Câmara Municipal do Funchal. Colabora na ABAE desde 2013, apoiando a coordenação dos programas Green Key, Bandeira Azul e Eco-Escolas | EcoCampus. Participou no projeto Interreg Sudoe ClimACT (2016-19) sobre economia de baixo carbono nas escolas.
É voluntário em atividades de ação climática (reflorestação, conservação da biodiversidade, limpeza de praias, etc). Contacto: giorgetti@abae.pt

Inês Sarti Pascoal

By | Seminário 2018 | Biografias
 

Inês Sarti Pascoal
Licenciada em Biologia pela Faculdade de Ciências (2013) e frequenta o Mestrado em Agricultura Biológica na ESAC.
Trabalha na ABAE | Programa Eco-Escolas desde 2015, dando apoio à coordenação e fazendo o acompanhamento dos projectos Hortas Bio nas Eco-Escolas e Alimentação Saudável e Sustentável.
É animadora científica em festas de aniversário para crianças.

Luísa Queirós

By | Reunião Regional 2019
 

Maria Luísa Fernandes Gomes Ferreira Queirós, natural de Santo Aleixo de Além Tâmega, concelho de Ribeira de Pena; vive em Vila Real. Educadora de Infância desde 1982, é coordenadora do programa Eco -Escolas que implementou e tem vindo a desenvolver desde 2006 na Escola Básica do Prado em Ferreiros, onde leciona desde o ano 2002. Foi coordenadora do Departamento Pré-Escolar do Agrupamento Diogo Cão em Vila Real desde fevereiro de 2012 a setembro de 2014 e é dinamizadora do grupo de trabalho “ De Mãos Dadas com a Natureza” do mesmo Departamento. Desde sempre procurou sensibilizar as crianças de tenra idade, para a defesa da biodiversidade, proporcionando-lhes boas práticas ambientais. Foi nessa linha que, aproveitando o espaço do recreio da escola da EB do Prado, amplo e vasto, construiu uma horta biológica sustentável com a participação das crianças e suas famílias que envolveu toda a comunidade educativa. Com essa horta participou no concurso Hortas Bio, na modalidade de horta grande que tem sido premiada desde 2014.

Tânia Vicente

By | Seminário Eco-Escolas | Biografias
 

Tânia Vicente
Licenciada em Engenharia do Território, pelo Instituto Superior Técnico, da Universidade de Lisboa em 2006.
Mestre em Gestão do Território na área de especialização de Planeamento e Ordenamento do Território, pela Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, da Universidade Nova de Lisboa, em 2008.
Pós Graduada em Turismo, no Ramo de Planeamento Estratégico de Destinos Turísticos, pela ESHTE – Escola Superior de Hotelaria e Turismo do Estoril, em 2009.
Exerce funções de Técnica de Ambiente na Associação Bandeira Azul da Europa desde 2007, acompanhando desde então o Programa ECOXXI e o Programa Eco-Escolas, e mais recentemente o Projeto Eco-Freguesias XXI.
Membro da Equipa do Projeto “ClimACT – Acting for the transition to a low carbon economy in schools – development of support tools” (coordenação de Doutora Marta Almeida), financiado pela União Europeia no âmbito do Programa Interreg IV-C desde 2016.
Investigadora integrada do IHC – Instituto de História Contemporânea, na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, na Universidade Nova de Lisboa desde 2013.