Rosa Doran Data Nascimento: 18/04/1961 Nacionalidade:Brasileira / Portuguesa Email: rosa.doran@nuclio.pt Formação:
ACTIVIDADES PROFISSIONAIS Minhas actividades profissionais no período de 1979 a 1992 estiveram relacionadas com a indústria, no que diz respeito as áreas administrativa e financeira. Desde 1992 tenho me dedicado à investigação, divulgação científica e ensino nas áreas de Astronomia, Relatividade e Cosmologia. As actividades de divulgação são desenvolvidas em colaboração com o NUCLIO – Núcleo Interactivo de Astronomia (http://nuclio.org), associação da qual sou membro fundadora e Presidente do Conselho Executivo. Faço também parte da Comissão Instaladora do projecto Global Hands-on Universe (www.globalhou.net) cuja associação internacional nasceu em Portugal em 2008. Alguns programas e projetos em que estou correntemente envolvida: |
Por Ilisa Antunes e Daniel Ferreira
Numa primeira parte teórica, será debatida a importância do uso de algumas ferramentas tecnológicas para a promoção da biodiversidade, nomeadamente a biodiversidade urbana, quer para uso em contexto escolar, quer como meio de promoção do turismo de natureza. Serão apresentadas algumas aplicações móveis existentes, nomeadamente a aplicação móvel Biodiversity GO! lançada pelo Laboratório da Paisagem.
Na parte prática, os participantes serão convidados a explorar os Jardins do Palácio Vila-Flor para identificação de algumas espécies, nomeadamente espécies arbustivas e arbóreas e também espécies de avifauna, com os nossos investigadores.
A educação/ escola desempenha um papel crucial na consciencialização, treino e desenvolvimento dos alunos como futuros cidadãos, conscientes e ativos pelo ambiente e pela sociedade. A escola deve, assim, dar a oportunidade aos alunos de resolverem, de forma ativa e democrática, questões ambientais ao nível local, de modo a que compreendam a relação com a sua própria vida.
O programa/ projeto Eco-escolas surge neste sentido. Este pressupõe uma educação ambiental, incutindo nas crianças uma consciência ecológica e de respeito pelo meio ambiente/ natureza, pressupostos igualmente contemplados na área da Cidadania e Desenvolvimento que está intimamente relacionada com toda a prática desenvolvida pelos professores no âmbito da flexibilidade curricular. Esta flexibilidade curricular implica um cruzamento de conhecimentos/ conteúdos que completem a criança no seu todo, tendo sempre presente o respeito pela sociedade e pela natureza, tornando, deste modo, o projeto Eco-escolas pertinente no desenvolvimento do processo educativo dos alunos e contribuindo, assim, para o desejado sucesso educativo.
Maria de Jesus Teixeira Carvalho
Ao longo do percurso profissional destaca-se o envolvimento em diversos projetos no Agrupamento, associados à Cidadania, Educação Ambiental, Solidariedade e Flexibilidade Curricular, etc. |
Por Rosa Doran
Island Diversity: from collaborative inquiry to science outreach with Science Trails
O projeto Island Diversity pretende envolver estudantes de várias ilhas, em vários pontos do globo, em propostas de investigação científica conjunta, em que a diversidade das ilhas é estudada e as suas especificidades transformadas em trilhos da ciência. A comunidade local é convidada a fazer o percurso enquanto participa numa experiência imersiva de visitação das características únicas das suas ilhas e conhecimento das semelhanças entre as várias localidades que participam no projeto. Os estudantes envolvidos no processo terão a oportunidade de fazer investigação colaborativa com seus colegas em outras partes do mundo, desenvolvendo competências importantes tais como: pensamento crítico, criatividade, capacidade de argumentação e comunicação, entre outras importantes competências que encontramos no “Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória”.
Sílvia Ribeiro |
Giovanni Ribeiro Giorgetti: Formado em Gestão Ambiental pela Universidade da Madeira em 2013, trabalhou no Departamento de Ambiente da Câmara Municipal do Funchal. Colabora na ABAE desde 2013, apoiando a coordenação dos programas Green Key, Bandeira Azul e Eco-Escolas | EcoCampus. Participou no projeto Interreg Sudoe ClimACT (2016-19) sobre economia de baixo carbono nas escolas. |
Inês Sarti Pascoal |
Maria Luísa Fernandes Gomes Ferreira Queirós, natural de Santo Aleixo de Além Tâmega, concelho de Ribeira de Pena; vive em Vila Real. Educadora de Infância desde 1982, é coordenadora do programa Eco -Escolas que implementou e tem vindo a desenvolver desde 2006 na Escola Básica do Prado em Ferreiros, onde leciona desde o ano 2002. Foi coordenadora do Departamento Pré-Escolar do Agrupamento Diogo Cão em Vila Real desde fevereiro de 2012 a setembro de 2014 e é dinamizadora do grupo de trabalho “ De Mãos Dadas com a Natureza” do mesmo Departamento. Desde sempre procurou sensibilizar as crianças de tenra idade, para a defesa da biodiversidade, proporcionando-lhes boas práticas ambientais. Foi nessa linha que, aproveitando o espaço do recreio da escola da EB do Prado, amplo e vasto, construiu uma horta biológica sustentável com a participação das crianças e suas famílias que envolveu toda a comunidade educativa. Com essa horta participou no concurso Hortas Bio, na modalidade de horta grande que tem sido premiada desde 2014. |
Tânia Vicente |
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