Informação
Escolas de Fornos de Algodres
2º Ciclo
3º Ciclo
Secundário
Profissional
Pública
Localização
Morada:
Estrada Nacional nº16
6370-147 Fornos de Algodres
Telefone:
271700110
Breve descrição
O concelho de Fornos de Algodres localiza-se na Região Centro de Portugal, no distrito da Guarda, na zona de transição entre o Planalto Beirão e a Serra da Estrela, sendo atravessado pelo rio Mondego no sentido Leste-Oeste, a Sul.
É o segundo concelho mais pequeno do distrito da Guarda, distando desta sede de distrito aproximadamente 30 Kms. Tem por limites o distrito de Viseu (concelhos de Mangualde e de Penalva do Castelo a poente), o concelho de Aguiar da Beira a norte, concelhos de Trancoso e de Celorico da Beira a nascente e concelho de Gouveia a Sul.
O concelho possui uma área de 131 Km2, possuindo um povoamento concentrado a norte e mais disperso a Sul e a Oeste. É constituído por 16 freguesias: Algodres, Casal Vasco, Cortiço, Figueiró da Granja, Fornos de Algodres, Fuinhas, Infías, Juncais, Maceira, Matança, Muxagata, Queiriz, Sobral Pichorro, Vila Chã, Vila Ruiva e Vila Soeiro do Chão.
Com mais de 5 mil anos de história, Fornos de Algodres preserva um importante património histórico-arqueológico: dólmens, necrópoles, povoados pré-históricos, troços de calçada romana, lápides religiosas do período romano.
Do ponto de vista demográfico, o concelho apresenta um comportamento característico do interior do País, observando-se importantes perdas de população de 1950 para cá, de 10 600 habitantes para 5629 habitantes (dados do Censo 2001).
O concelho de Fornos de Algodres possui algumas estruturas que o dinamizam: possui uma Biblioteca Municipal, estando neste momento o concelho já integrado na Rede Nacional de Projecto Educativo 2009/2012 Bibliotecas Públicas. Possui o Espaço Internet que funciona no mesmo edifício.
Existem também várias Instituições Particulares de Solidariedade Social e várias Associações Desportivas, que fazem parcerias com o Agrupamento.
A escola sede localiza-se na vila de Fornos de Algodres ocupando uma posição periférica em relação à mesma, na Estrada Nacional 16, localização essa que veio privilegiar o desenvolvimento urbanístico dessa área face aos edifícios construídos após a implantação da Escola.
Em resultado do reordenamento da Rede Escolar encontram-se em funcionamento escolas do 1.º CEB nas freguesias de Figueiró da Granja, Fornos de Algodres. Só as seguintes freguesias possuem Jardins de Infância: Muxagata, Algodres, Figueiró da Granja e Fornos de Algodres. Algumas delas possuem OTL como é o caso de Fornos de Algodres e Figueiró da Granja.
Para além dos quatro Jardins de Infância e duas Escolas do 1.º CEB existe uma EBS que entrou em funcionamento no ano lectivo de 1990/1991. Esta Escola com uma existência de mais de um quarto de século, mantém o espírito que a envolveu aquando da sua abertura e marca todos aqueles que a frequentaram e frequentam, porque é uma escola humana, uma escola viva e uma escola globalizadora de saberes.
Histórico de participação e Galardão Eco-Escolas
- 1996-1997
- 1997-1998
- 1998-1999
- 1999-2000
- 2000-2001
- 2001-2002
- 2002-2003
- 2003-2004
- 2004-2005
- 2005-2006
- 2006-2007
- 2007-2008
- 2008-2009
- 2009-2010
- 2010-2011
2010-2011
galardoada
- 2011-2012
2011-2012
galardoada
- 2012-2013
2012-2013
galardoada
- 2013-2014
2013-2014
galardoada
- 2014-2015
2014-2015
galardoada
- 2015-2016
2015-2016
galardoada
- 2016-2017
2016-2017
galardoada
- 2017-2018
2017-2018
galardoada
- 2018-2019
2018-2019
galardoada
- 2019-2020
2019-2020
galardoada
- 2020-2021
2020-2021
galardoada
- 2021-2022
2021-2022
galardoada
- 2022-2023
2022-2023
galardoada
- 2023-2024
2023-2024
galardoada
- 2024-2025
2024-2025
inscrita
Sobre o Programa e atividades Eco-Escolas
Reconhecemos no programa Eco-Escolas, a possibilidade de chegar mais longe na educação ambiental, sem “retirar” o tempo à lecionação de conteúdos. Continuamos a considerar o programa como uma excelente “janela” de exposição daquilo que se faz nas escolas, em termos de sustentabilidade. Por isso, consideramos que devemos continuar a desenvolver o projeto na escola, procurando ultrapassar obstáculos e levar a defesa do meio ambiente aos alunos, famílias e comunidade.