Informação
Jardim de Infância
1º Ciclo
2º Ciclo
Outro: Berçário e creche
Privada
Localização
Morada:
Avenida Almirante Gago Coutinho, nº 88-88A
1700-031 Lisboa
Telefone:
211583551
Breve descrição
Somos um colégio sediado em Lisboa e as nossas crianças vivem, maioritariamente, na zona da Grande Lisboa, sendo que na maioria dos casos o Colégio se situa na proximidade da residência ou emprego dos pais. A nível de contextos de aprendizagem envolve as valências de berçário, creche, jardim de infância, pré-escolar, 1º ciclo e 2.º Ciclo do Ensino Básico. A nossa acção proporciona, de uma forma progressiva, três tipos fundamentais de aprendizagem: aprender a ser, aprender a actuar e aprender a inovar.
Histórico de participação e Galardão Eco-Escolas
- 1996-1997
- 1997-1998
- 1998-1999
- 1999-2000
- 2000-2001
- 2001-2002
- 2002-2003
- 2003-2004
- 2004-2005
- 2005-2006
- 2006-2007
- 2007-2008
- 2008-2009
- 2009-2010
- 2010-2011
- 2011-2012
2011-2012
galardoada
- 2012-2013
2012-2013
galardoada
- 2013-2014
2013-2014
galardoada
- 2014-2015
2014-2015
galardoada
- 2015-2016
2015-2016
galardoada
- 2016-2017
2016-2017
galardoada
- 2017-2018
2017-2018
galardoada
- 2018-2019
2018-2019
galardoada
- 2019-2020
- 2020-2021
- 2021-2022
- 2022-2023
Sobre o Programa e atividades Eco-Escolas
2.º Ciclo do Ensino Básico (turmas Tulipe Rouge – 5.º ano e Cherry Blossom – 6.º ano)
1 – Poster Eco-Código:
Objectivo – ter consciência das boas práticas ambientais; criar um código de ética ambiental para o colégio; sensibilizar os alunos e as famílias para as boas práticas ambientais.
Plano de acção – Durante as aulas de Educação Musical, será abordado o tema ambiente e práticas ambientais.
Os alunos irão reflectir sobre o tema e, em grupo, será elaborado um código ambiental, que será posteriormente o Eco-código do colégio.
Na aula seguinte, os alunos irão construir um poster, com materiais reciclados na sala de aula. Por fim, o mesmo será exposto pelos espaços do colégio.
2 – Brigada da Floresta:
Objectivo: ter consciência das boas práticas ambientais e sensibilizar os alunos e as famílias para as mesmas, através da implementação de diferentes acções:
A – Pesquisa e identificação das árvores do recinto escolar;
Plano de ação:
Durante as aulas de Ciências Naturais e História e Geografia de Portugal, os alunos irão identificar e pesquisar as árvores do recinto escolar, não só reconhecendo as espécies naturais de Portugal, como também as espécies exógenas existentes na área escolar;
B – Adopção/ apadrinhamento de uma área verde perto da escola (Parque José Gomes Ferreira-Mata de Alvalade);
C – Limpeza, reflorestação e erradicação de invasoras, reparação da área escolhida;
Plano de acção:
Através da adopção de uma área verde perto da escola, irão proceder a acções de prevenção da área florestal através da limpeza, reflorestação e erradicação de invasoras, reparação da área escolhida.
D – Criação de um vídeo com uma campanha para a prevenção de incêndios.
Na medida em que o flagelo do aquecimento global e dos inúmeros incêndios existentes em Portugal têm sido eminentes nos últimos anos, torna-se necessário realizar junto dos alunos campanhas de prevenção destas catástrofes, desta forma, os mesmos, em colaboração com a disciplina de Educação Musical, irão construir um vídeo/ canção para a prevenção dos incêndios. Este vídeo surgirá como campanha transversal a todo o colégio para as boas práticas ambientais na prevenção de incêndios.
3 – “Dark Skies Rangers”.
Objectivo: Salientar a importância da poupança energética para atenuar os efeitos do aquecimento global do planeta.
Plano de acção: Com a participação das disciplinas de Educação Visual, Educação Tecnológica, História e Geografia de Portugal, Francês, Alemão e Educação Musical, pretende-se criar um video com um plano de prevenção para os efeitos nefastos do aquecimento global. Este video será apresentado pelos alunos do 2.º Ciclo em todo colégio, alertando a comunidade escolar para o tema.
Divulgação: Redes sociais e página electrónica do colégio. A divulgação deverá ser realizada através de um texto sucinto que deve ser acompanhado de registos fotográficos/ fílmicos de toda a acção. Exposição do poster na entrada do colégio, para que os pais tenham acesso ao trabalho realizado. Relatório interno de avaliação das actividades.