Informação
Escolas de Rio Tinto, Gondomar
Jardim de Infância
Pública
Localização
Morada:
Rua Dr. Cancelas
4435-212 Rio Tinto
Telefone:
927978619 / 927978620
Breve descrição
A Escola situa-se no centro de Rio Tinto.
Foi construída, numa primeira fase, no ano letivo de 2010/2011, com edifício novo e novos espaços verdes.
Atualmente aqui funcionam o 2º e 3º ciclos da escolaridade obrigatória em regime diurno. A escola é frequentada por cerca de 740 alunos.
A Missão do AERT é prestar um serviço público de educação com qualidade.
O Nossa escola tem como missão promover o seu serviço público de educação com base num projeto democrático, responsável e cooperante, com o envolvimento de toda a Comunidade Educativa, com vista ao sucesso dos alunos.
A Comunidade Educativa do Agrupamento(AERT) tem como visão alcançar maior sucesso educativo dos alunos. Pretende atingi-lo por via da sua formação integral para a cidadania e ética, promovendo a eficácia e a qualidade da educação.
O Agrupamento de Escolas de Rio Tinto pretende formar cidadãos responsáveis, cooperantes, solidários, ecológicos, saudáveis, capazes de conviver com e na diversidade.
Constituem-se como objetivos gerais orientadores da ação do AERT:
PROMOVER O SUCESSO DOS ALUNOS
DESENVOLVER VALORES E ATITUDES
POTENCIALIZAR OS RECURSOS E A INTERAÇÃO COM O MEIO
Para o desenvolvimento integral destes objetivos, constituem-se como objetivos transversais de todo o processo educativo:
• Educar para a saúde, estimular hábitos e estilos de vida saudáveis;
• Desenvolver uma consciência ecológica e ambiental;
• Capacitar os alunos para a intervenção e ação ética para o exercício pleno da cidadania.
O AERT, para a consecução destes objetivos orientadores, define um conjunto diferenciado de objetivos:
• atitudinais, orientados para o saber ser e saber estar;
• conceptuais, orientados para o saber conhecer e saber aprender;
• procedimentais, orientados para o saber fazer e saber resolver;
Os projectos que surgem, estrategicamente, na sequência dos objectivos estabelecidos são, entre outros: Educação para a saúde; Plano Nacional de Leitura; Ler e Escrever;Jornal “Vira a página”; Eco escolas e Segurança e proteção civil entre outros. Desde o ano letivo 2003/04 que todo o trabalho em prol do ambiente está centralizado no Programa Eco-Escolas, tendo passado, a partir dessa data, a integrar a rede (nacional e internacional) das Eco-Escolas.
Histórico de participação e Galardão Eco-Escolas
- 1996-1997
- 1997-1998
- 1998-1999
- 1999-2000
- 2000-2001
- 2001-2002
- 2002-2003
- 2003-2004
2003-2004
galardoada
- 2004-2005
2004-2005
inscrita
- 2005-2006
- 2006-2007
- 2007-2008
2007-2008
galardoada
- 2008-2009
2008-2009
galardoada
- 2009-2010
2009-2010
galardoada
- 2010-2011
2010-2011
galardoada
- 2011-2012
2011-2012
galardoada
- 2012-2013
2012-2013
galardoada
- 2013-2014
2013-2014
galardoada
- 2014-2015
2014-2015
galardoada
- 2015-2016
2015-2016
galardoada
- 2016-2017
2016-2017
galardoada
- 2017-2018
2017-2018
galardoada
- 2018-2019
2018-2019
galardoada
- 2019-2020
2019-2020
galardoada
- 2020-2021
2020-2021
inscrita
- 2021-2022
2021-2022
galardoada
- 2022-2023
2022-2023
galardoada
- 2023-2024
2023-2024
galardoada
- 2024-2025
Sobre o Programa e atividades Eco-Escolas
A aplicação da metodologia do programa Eco-Escolas permite desenvolver um programa de educação ambiental coerente e o estabelecimento de uma verdadeira comunidade educativa.
O programa Eco-escola tem como objetivos:
– integrar e promover o desenvolvimento de atividades que reforcem a articulação pedagógica e a transversalidade entre os conteúdos disciplinares e não disciplinares, em prol do Ambiente;
– Sensibilizar e melhorar a capacidade de participação, intervenção e cooperação da Comunidade Educativa;
– Promover a integração da comunidade Escolar/Agrupamento no meio onde está inserido, realizando parcerias com entidades locais, nacionais ou internacionais para o desenvolvimento de atitudes e atividades ecológicas;
– Promover ações que permitam aos diversos elementos da Comunidade Educativa (alunos, professores, pais e encarregados de educação, assistentes operacionais) desenvolver valores e atitudes associados à valorização do indivíduo a nível pessoal e social.
Aos alunos é-lhes dirigido o desafio de se habituarem a participar nos processos de decisão, organização, execução, e a tomarem consciência da importância do ambiente no dia-a-dia da sua vida pessoal, familiar e comunitária.
Principais atividades desenvolvidas :
Recolha de óleo usado, Geração depositrão, tampinhas, tinteiros vazios e pilhas, separação de resíduos; separação e recolha de papel e cartão; Bazar solidário; Horta Pedagógica; hastear da bandeira; Plantação de árvores; Comemoração do dia Mundial da Floresta e da Água e da floresta autóctone – semana da floresta; Comemoração do dia nacional do mar – semana do mar; Alimentação saudável e sustentável; Comemoração do dia Mundial da Terra; Sustentabilidade ambiental; Aprender Ciência – atividades experimentais – Clube de Ciência Viva; Blog Eco-escola; Valorização dos espaços verdes; Projeto Rios;Jovens Repórteres do Ambiente; workshops de reutilização.
As ações concretas desenvolvidas pelos alunos e por toda a comunidade educativa levam à tomada de consciência de que simples atitudes individuais podem, no seu conjunto, melhorar o Ambiente global.