Geodiversidade é a variedade de rochas, minerais, fósseis, formas de relevo, sedimentos e solos, juntamente com os processos naturais que os formam e alteram permanentemente (Scotish Natural Heritage, 2015 – ). Contudo, dentro desta incluem-se aquelas ocorrências que possuem elevado valor científico, educativo e/ou turístico, denominadas geossítios. Estes podem ser minerais, rochas, fósseis, solos ou geoformas e permitem-nos conhecer capítulos da história da Terra.
A geoconservação consiste na proteção do património geológico promovendo, simultaneamente, o uso racional desta componente não viva do património natural. Os exemplos excecionais de elementos da geodiversidade podem enfrentar diversos tipos de ameaças resultantes, quer de processos naturais, quer de intervenções humanas (como por exemplo o roubo e comércio ilegal de minerais e fósseis; vandalismo; mineração; ausência de legislação adequada; etc.). A geoconservação constitui, hoje, uma das especialidades emergentes que se desenvolve no âmbito das Ciências da Terra. Ela compreende diversas etapas que passam pela inventariação, caracterização, classificação, conservação e divulgação dos geossítios. (in: http://geossitios.progeo.pt/)
Conhece a geodiversidade da tua região!
Este desafio apresentado às Eco-Escolas em parceria com o Comité Nacional para o Programa Internacional de Geociências da UNESCO e com o apoio da Comissão Nacional da UNESCO, visa a motivar professores e alunos para a realização de trabalhos de reportagem para um maior conhecimento e divulgação da geodiversidade e geossítios existentes na região em que se localiza a escola, gostaríamos que os eco-estudantes conhecessem alguns dos geossitios mais próximos da escola (consultar: Os alunos poderão igualmente incidir a sua reportagem sobre a geodiversidade existente nos Geoparques Mundiais da UNESCO Portugueses (Naturtejo, Arouca, Açores e Terras de Cavaleiros) para esta pesquisa.
Propõe-se assim, a realização de um conjunto de investigações locais em torno da diversidade geológica, os seus interesses, a sua divulgação e o apontar de eventuais medidas de geoconservação.
Neste contexto é importante encontrar um tema ou problema que possa ser investigado a nível local, com a ajuda dos Professores de Ciências e, eventualmente, com o apoio de técnicos especializados dos municípios.
Quem pode participar
1º ESCALÃO – até aos 15 anos
2º ESCALÃO – dos 15 aos 21 anos
A escola poderá envolver grupo de alunos ou turmas que entender. Cada equipa pode concorrer com 1 ou 2 trabalhos em cada categoria (videorreportagem ou fotorreportagem). Se a escola abranger diversos escalões etários poderá concorrer nos dois escalões.
Definição do Trabalho
1- Características da videorreportagem
O vídeo não deverá exceder os 3 minutos. Alerta-se para alguns cuidados na recolha de imagens (recomendando-se o uso de tripé) e som, assim como, na construção e montagem do vídeo, que deverá reportar uma história focada na geodiversidade.
2- Características da fotorreportagem
A fotorreportagem deverá «contar uma história». Deverá ser composta por um conjunto de 6 fotos originais e legendadas (máximo 20 palavras por cada legenda). O título da fotorreportagem não deverá exceder as 10 palavras. A resolução das fotos deverá ser entre 150-300 dpi.
3- Memória descritiva e identificação
Breve texto, que acompanha tanto as fotorreportagens como as videorreportagens, explicativo da forma como se desenvolveu o trabalho (máx. 150 palavras) A identificação deve ser clara: nome da escola, professor(es) e aluno(s).
4- Envio/publicação do trabalho – até 31 de maio
Os vídeos deverão ser publicados no youtube, vimeo, sapovideos ou qualquer outra rede de social media.
Neste formulário deverão ser preenchidas as informações relativas à memória descritiva e link.
Serão posteriormente publicados nesta página.
Prazos
A inscrição deverá realizar-se até 31 de janeiro.
Os originais deverão ser apresentados a concurso até 31 de maio de 2017.
Nota importante: para localizar o geossítio, do “Inventário Nacional dos Geossítios de Relevância Nacional”, mais próximo da tua escola não te esqueças de consultar o site: http://geossitios.progeo.pt/