Eco-Trilhos 

Este projeto, inspirado no conceito dos Trilhos da Ciência ou Trilhos do Ambiente, pretende motivar para o conhecimento do território próximo da escola incentivando à criação de trilhos que através da sugestão de experiências e atividades , deiam a conhecer características ambientais e de sustentabilidade desses mesmos percurso, como por exemplo o património natural ou cultural.


São objetivos desta atividade:

– incentivar o trabalho de campo e as vivências no espaço exterior
– sugerir uma metodologia para realização de um projeto que envolve a comunidade
– explorar as temáticas do ano floresta e mar
– desenvolver competências de investigação, trabalho colaborativo, pensamento critico e criativo, fotografia, orientação e reportagem
– utilizar as redes sociais e aplicações móveis de forma pedagógica

 Trilhos Temáticos

Aconselha-se a que na preparação do projeto sejam exploradas as vivências dos alunos e família e aplicadas as etapas do Design Thinking:
Feel , Imagine, Create and Share.

O enfoque temático do trilho pode ser o mar, ou a floresta (ou ambos), desde que pelo menos um dos postos/estações trate esse tema.
A metodologia de criação e divulgação do trilho é sempre a mesma em qualquer um dos casos.

 

Trilhos da (ou com) Floresta

Recomenda-se a passagem por uma área de floresta ou jardim por forma que pelo menos uma das atividades associadas a uma das estações tenha como tema a floresta.
Exemplos de atividades com floresta: identificação de espécies animais ou vegetais. Identificação de árvores a partir dos seus elementos (fruto, folha, tronco,etc.), condições do solo, orientação da vertente (caso seja aplicável), etc.

Trilhos do Mar

Um trilho do mar terá que englobar no seu percurso uma passagem pelo litoral, podendo também todo ele ou a maior parte do percurso ser litoral.
Neste caso os postos ou estações deverão abordar temáticas do litoral como a geologia da costa, as poças de maré, as ameaças ao litoral,as dunas, a pesca ou outras atividades socio-culturais, etc.

 

 Projeto trilhos passo-a-passo

O projeto deverá ser preparado em sala de aula através da exploração do google maps e da aplicação wikilock no computador
Depois de um debate e decisão sobre o local onde vai ser traçado o trilho é fundamental imaginar o que constará das diferentes estações ou postos.
Recomenda-se, se possível, uma ida exploratória ao local escolhido afim de identificar no terreno quais as paragens a introduzir no trilho e o tema de cada estação ou posto.
Seguidamente há que elaborar o conteúdo associado a cada estação: informação que vai ser colocada para o utilizador do trilho, proposta de atividade etc. Aconselha-se a realização de pesquisas, sobre os temas escolhidos
Em alternativa sugere-se a possibilidade de os postos poderem ser apresentados por minivideos que fornecem informação, introduzem ou desafiam à realização de atividades.
Note-se que o resultado final do trilho deve ser apresentado na aplicação wikilock pelo que o upload de documentos para cada posto deve ser adaptado aos condicionantes da aplicação. Ex: colocar um video através do upload de uma imagem de q-r code ou colocando o link na legenda de uma imagem.

Gravar o trilho no terreno

1ª Etapa –  Aplicação “Wikiloc”

  1. Utilize um smartphone com máquina fotográfica e internet(dados) e GPS.
  2. Faça o dowload da aplicação “wikiloc”
  3. Registe-se
  4. Confirme o seu registo através do email recebido
  5. Carregue na etapa “gravar trilho”. Notas: Deve ter o GPS ligado durante o percurso: Pode colocar a gravação em pausa nas paragens se o desejar
  6. IMPORTANTE: Dê o seguinte nome ao trilho [ Eco-Escolas; Eco-Trilho (mar) (floresra);  XXXXX [NOME DA ESCOLA].
    Este aspeto é muito importante para que os trilhos se possam facilmente encontrar na aplicação.

 2ª Etapa – Uso da aplicação – Criar um trilho

Ao longo do trilho deverão ser criados os postos, paragens ou estações assinalados com  fotografias sobre
1- a paisagem2 fotos com orientações diferentes, integrando os vários elementos existentes, naturais e/ou humanos como a geologia, cobertura vegetal ou outras formas de ocupação do território, como o povoamento. Se mais do que uma aconselha-se diferentes orientações das fotografias (ex: este e oeste; norte e sul).

2- um detalhe que chamou a sua atenção nesse local: uma planta, um animal, uma pedra, solo, água, etc.. Pode também ser uma ameaça à sustentabilidade do local: erosão, resíduos, contaminação, objeto permanente ou testemunho de atividade humana, etc

3ª Etapa – Finalização do trilho  – Divulgar um trilho

1- Em sala, utilize um computador com internet para ver e editar o trilho que gravou. Vá a https://pt.wikiloc.com/ e faça login com o utilizador que criou no smatphone

2-  Depois de entrar procure no canto superior direito “Suas trilhas” e edite o seu trilho:

  • Retifique o nome para o formato solicitado [ Eco-Escolas; Eco-Trilho (mar) (floresra);  XXXXX [NOME DA ESCOLA].
  • Escreva no espaço da descrição informação sobre o percurso, uma memória descritiva do trilho: pontos fracos, pontos fortes, oportunidades e ameaças; ou: o que gostou mais e o que gostou menos; ou: o que já sabia e o que descobriu de novo durante o percurso. Pode também deixar algumas sugestões ou conselhos para quem venha a realizar o trilho. Incluir aqui também a identificação do(s) autores e escola.
  • Edite a legenda de cada uma das fotografias e coloque informação relevante relacionada com o que foi fotografado. Exemplo: história de um elemento fotografado; informação sobre a cobertura vegetal e biodiversidade; aspetos geológicos; ameaças detetadas, etc.. Na legenda pode colocar texto mas também colocar links para “saber mais”.
  • Grave o trilho completo e partilhe.  

Material necessário:

Para gravar o trilho no terreno: smatphone com máquina fotográfica e GPS, power bank (acosnselhavel).
Posteriormente: computador

Como e quando enviar os trilhos

O trilho deve ter inscrita na aplicação toda a informação necessária para o compreender e realizar, incluindo os autores.
A escola deve inscrever-se até 28 de fevereiro na atividade na plataforma Eco-Escolas preenchendo posteriormente também na plataforma a informação solicitada relativamente ao trilho:

– tema do trilho (mar ou floresta)
– tipo de trilho (circular ou linear)
– dimensão do percurso (em metros ou kilometros)
– temas dos postos/estações
– memória descritiva
– autores

 

Depois de concluído deverá ser enviado um email – até 15 de maio – para a ecoescolas@abaae.pt com o link do trilho na aplicação Wikilock.

Os melhores trilhos serão distinguidos com um prémio simbólico.

Eco-trilhos passam no litoral

Eco-trilhos passam pela floresta

Design thinking na educação

O design thinking consiste em quatro elementos-chave: Definir o problema, criar e considerar várias opções, refinar as direções selecionadas e executar o melhor plano de ação.

Na educação, o design thinking permite que os alunos percebam que podem criar seus próprios futuros, emprestando estruturas de outras áreas, o que lhes permite projetar sua própria participação e experiências.