Eco-Trilhos Eco-Escolas – Trabalhos 2020

Escola Profissional Agrícola Fernando Barros Leal (Torres Vedras)

1 - Identificação do Trilho

Nome do Trilho:
Eco-Escolas_Eco-Trilho_EscolaProfissionalAgrícolaFernandoBarrosLeal

Tipo de trilho: 1

Extensão do percurso aproximada:
8,5 km

Duração aproximada:
142 min

N.º de postos/estações/paragens:
6

Tema do Trilho:
Envolvências da área circundante da EPAFBL (Escola Profissional Agrícola Fernando Barros Leal - Runa - Torres Vedras)

Temas das Estações:
• Arquitetura local (nora, poço, fontes, relógios de sol, azulejos)
• Paisagem Agrícola (vinha)
• Recursos hídricos locais (rio Sizandro / mina)
• Património religioso local (Igreja da Caixaria, Capela de Sirol, Igreja da Ribaldeira)

Autores:
Alunos de 1º ano do Ensino Profissional do curso de Técnico de Turismo Ambiental e Rural, 2 professores

2 - Memória Descritiva

Memória Descritiva:
A realização deste percurso no âmbito do projeto Eco-Escolas contextualiza-se sob diversas perspetivas: numa primeira fase, enquanto Escola Profissional Agrícola, o desenvolvimento de caminhadas é uma modalidade que, de alguma forma, já nos caracteriza, embora numa realidade muito informal; por outro lado, acreditamos que este tipo de iniciativas enquadra-se perfeitamente no perfil dos nossos alunos, e particularmente, nos alunos do curso de Turismo Ambiental e Rural, cuja turma do 1º ano foi envolvida. Para acompanhar os alunos, as disciplinas mais fortemente envolvidas foram Turismo e Técnicas de Gestão e Geografia. Os alunos foram envolvidos desde a escolha do trilho inicial, através da marcação do percurso em carta militar, passando pela realização do percurso e respetiva marcação com a aplicação Wikiloc, pela produção de textos para colocar no Wikiloc a acompanhar os pontos de passagem e paragem e, por fim, na elaboração do folheto.
O local escolhido relacionou-se com o facto de ter como ponto de partida a nossa escola, recorrendo ao percurso pedestre como uma forma de valorização da área envolvente. Desta forma, sentimos que, num outro momento, o percurso poderá ser levado à prática por mais elementos da comunidade escolar. Ao longo do percurso houve a preocupação de apresentar diversos pontos de interesse local, como:
• património construído característico do local como as noras, relógios de sol;
• património religioso como as igrejas de Caixaria e Ribaldeira e a Capela de Nossa Senhora da Purificação (Sirol), sendo esta última, o nosso foco principal;
• paisagem característica que é assumidamente agrícola, muito vocacionada para a produção de vinho;
• recursos hídricos presentes aos longo do percurso – Rio Sizandro – do qual a escola já adotou um troço para desenvolver o Projeto Rios.

3 - Elementos Opcionais

Folheto Promocional do Percurso:

Fotos/evidências da concretização do percurso por um grupo da escola ou comunidade: