Eco-Trilhos Eco-Escolas – Trabalhos 2020

Escola de Hotelaria e Turismo de Portimão (Portimão)

1 - Identificação do Trilho

Link do percurso georreferenciado criado no Wikiloc ou Google Maps:

Nome do Trilho:
Eco-Escolas_Eco-Trilho_EHT Portimão

Tipo de trilho: 1

Extensão do percurso aproximada:
11,2 Km

Duração aproximada:
120 minutos

N.º de postos/estações/paragens:
12

Tema do Trilho:
Trata-se de um trilho Urbano de interesse ambiental, social e cultural.

Temas das Estações:
1. Pavilhão Desportivo da Boavista - nomear desportos praticados neste espaço, descobrir infraestruturas comuns em cidades (serviço de incêndios, comboio, centro comercial, torre elevatória), procurar símbolo de inclusão
2. Bombeiros Voluntários de Portimão/Proteção Civil - Explicar cores/símbolos, descobrir os vários tipos de veículos
3. Alameda/ Igreja Matriz - Dados históricos e arquitetónicos, infraestruturas da cidade (ponto wi-fi,
4. Tempo (Teatro Municipal de Portimão) - nomear valências do espaço (tipologia de espetáculos, palestras, exposições, Centro de Informação Turística)
5. Casa Manuel Teixeira Gomes/ Largo 1.º Dezembro - dados históricos sobre Manuel Teixeira Gomes, valências do espaço (palestras, exposições), que momentos históricos estão retratados nos azulejos do jardim
6. Clube Naval/ Museu de Portimão - identificar desportos organizados neste espaço, importância dos desportos sustentáveis e ecológicos, dados históricos sobre antiga fábrica conserveira e agora Museu de Portimão
7. Terminal de Cruzeiros - Portimão - importância turística, Convento de São Francisco (degradação), ecopontos e identificação de espécies com o Plantsnap
8. Marina de Portimão/ Praia da Rocha - observação do contraste entre paisagem urbana e natural, nomear atividades turísticas e desportivas (desportos praticados à beira mar nas infraestruturas existentes e no mar), quais são ecológicas, quais não.
9. Fortaleza de Santa Catarina/Jardim da Fortaleza - Dados históricos, observação do espaço e descoberta de várias funções (Ermida de Santa Catarina, Estação Climatológica)
10. Hotel Casino de Portimão - importância turística, conceito de sazonalidade, valências do espaço (Hotel, Casino, Sala de espetáculos, Restaurante, etc.)
11. Praia dos 3 Castelos - Observação das arribas, processos de erosão das arribas, formação rochosa, identificação de plantas através do Plantsnap.
12. Parque da Juventude - Valências do espaço (bar com esplanada, parque infantil, lago com patos e pavões, infraestruturas desportivas), atividades desportivas que podem ser praticadas neste espaço (skate, BMX, circuito), identificação de espécies com o Plantsnap.

Autores:
a turma de TCP1 da Escola de Hotelaria e Turismo de Portimão com o apoio dos professores em geral e das professoras do projeto Eco-Escolas em particular

2 - Memória Descritiva

Memória Descritiva:
A Escola de Hotelaria e Turismo de Portimão é frequentada por alunos de Portimão e de outras localidades. Os alunos consideraram este percurso pertinente, para poderem dar uma visão geral da sua cidade aos colegas de outras origens. A turma envolvida encontra-se no 1.º ano da EHT Portimão de um curso de nível 4 (corresponde ao 10.º ano do ensino profissional), é uma turma de Cozinha e Pastelaria. Tendo Portimão sido Capital Europeia do Desporto no ano de 2019, os alunos quiseram salientar algumas das possibilidades de práticas de desportivas na cidade, nomeadamente as mais sustentáveis. Outros locais ressalvam um interesse social ou cultural pela importância que têm por si só (monumentos, bombeiros) ou como representantes de outros locais da sua área profissional (Hotel Algarve Casino). As disciplinas envolvidas incluem Educação Física, O Setor do Turismo, Área de Integração, Geografia e TIC. Os alunos estiveram muito envolvidos na parte inicial da planificação, deram algumas sugestões de atividades, mas infelizmente por questões de confinamento (COVID 19) não puderam participar no percurso e nas atividades preparadas.

3 - Elementos Opcionais

Folheto Promocional do Percurso:

Fotos/evidências da concretização do percurso por um grupo da escola ou comunidade: