Eco-Trilhos Eco-Escolas – Trabalhos 2020

Escola Santa Maria do Olival (Tomar)

1 - Identificação do Trilho

Link do percurso georreferenciado criado no Wikiloc ou Google Maps:

Nome do Trilho:
Eco-Escolas_Eco-Trilho_ Agr.Escolas_Nuno_de_Santa_Maria

Tipo de trilho: 1

Extensão do percurso aproximada:
4,89Km

Duração aproximada:

N.º de postos/estações/paragens:

Tema do Trilho:
Um roteiro… uma proposta de exploração multidisciplinar Ambiente, Ciência, Tecnologia, Sociedade, Património, História… e Atividade Física.

Temas das Estações:
- O património construído.
- A geologia local e o seu enquadramento com a evolução geológica global. O rio Nabão e as suas margens.
- A diversidade e a evolução florística.
- A vegetação característica do calcário e a vegetação mediterrânea.
- Os solos, os materiais geológicos.
- A exploração de formas de energia.

Autores:
Prof. Carlos Craveiro e Carlos Laranjeira
(Trabalho de flexibilidade curricular com turmas de 10º ano)

2 - Memória Descritiva

Este projeto pretende divulgar um trajeto multitemático na cidade de Tomar, pouco conhecido do público, em geral, e do público em particular. Desafiado pela Coordenadora Eco-Escolas o grupo de professores da área disciplinar de Ciências da Terra e da Vida decidiu passar a papel alguns aspetos que tradicionalmente exploravam com os seus alunos sempre que visitavam o trajeto, um trajeto relativamente próximo das escolas que é possível de percorrer a pé e num horário relativamente curto.
No âmbito da flexibilidade Curricular, este eco-trilho foi pretexto para uma articulação entre as disciplinas de Biologia e Educação Física em turmas de 10º ano. Na disciplina de Educação Física foi explorada a aplicação Wikiloc e realizada a georeferênciação do percurso.
E porque a Ecologia é o estudo da interação dos seres vivos com o meio ambiente e porque os seres humanos são um desses seres vivos que ajudou e continua a modificar o ambiente que o rodeia, decidimos designar este percurso por “Ecotrilho da Vala”, um trilho onde predomina o percurso não pavimentado, onde o explorador pode tomar contacto com informação diversa, como diverso e multifacetado é a interpretação da paisagem.
De futuro este eco-trilho será explorado em várias disciplinas como as Ciências Naturais, a Físico-Química, a Biologia, a Geologia, a História, a Educação Física, etc...

3 - Elementos Opcionais

Folheto Promocional do Percurso:

Fotos/evidências da concretização do percurso por um grupo da escola ou comunidade:

Turma que participou no Projeto.