Eco-Trilhos Eco-Escolas – Trabalhos 2020

Escola Básica de Amareleja (Moura)

1 - Identificação do Trilho

Link do percurso georreferenciado criado no Wikiloc ou Google Maps:

Nome do Trilho:
Eco-Escolas Eco-Trilhos Agrupamento de Escolas de Amareleja 1

Tipo de trilho: 1

Extensão do percurso aproximada:

Duração aproximada:

N.º de postos/estações/paragens:

Tema do Trilho:
A Biodiversidade, o património cultural e o Desporto em parceria...

Temas das Estações:
1- História da labuta local (Antíga Fábrica da Mercedes - Fábrica antiga de moagens)
2- Gastronomia local (Corte Velha e Encalho)
3- História (Largo do Regato)
4- O Nome (Herdade da Estepa)
5- Lenda/História (Herdade da Estepa)
6- Biodiversidade (Mata do Baldio)
7- Biodiversidade/história/lendas (Poço Frio)
8- Biodiversidade (O Sitio dos Cogumelos)
9- História/Profissões (Antigo Forno de Telha)
10- Meio ambiente (Lagoas)
11- Meio ambiente / Espéicies (Os lagos e os Cágados)
12- Meio ambiente / Lazer (Barragem do Baldio)
13- Tradições e Costumes (Parque de Merendas da Mata do Baldio)
14- Educação (Agrupamento de Escolas de Amareleja)

Autores:
Professora Fernanda Branco
Aluno Miguel Pato
Professor Sérgio Renato Silva

2 - Memória Descritiva

1- Introdução
O presente Estudo Preliminar vem dar resposta ao descrito do Projeto acima apresentado.
A oferta histórica, cultural, turística, a biodiversidade, o turismo aliados ao deporto prevém-se uma forte equipa na dinamisão local, transmitindo os custumes, a gastronomia, a história, o património local, a biodiversidade de plantas e animais projeta fortemente para além fronteiras a Amareleja. Um percurso que ficará a cargo, preservação e manutenção do grupo disciplinar de Educação Física da Escola da Amareleja.
2- Anos de escolaridade
Envolvidos alunos do grupo de Desporto Escolar da Escola da Modalidade de BTT, através da disciplina de Educação Física e Desporto Escolar, Projeto Eco-Escolas, EV e ET, PIEF2, que abraçam esta ideia como sua. Partcipação ativa e colaborativa no levantamento dos track do percurso, no levantamento dos pontos de interesse mais importantes e na divulgação do mesmo.
3- Localização
As próximidades da povoação da Amareleja e a Mata do Baldio, pela sua localização, goza de excelentes caminhos para a prática desportiva em ambiente natural, juntando a esta componente a biodiversidade local, o património histórico e cultural desta região e existente, torna-se assim num local único de excelencia de e para visita.
4- Implementação
Este percurso comtempla ainda a elaboração de placas sinalizadoras e indicadoras de direção, de pontos de interesse a localizar ao longo do percurso e desenvolvidas em estreita articulação com as disciplinas de Educação Visual.
5- Outras informações
Este é um projeto aberto, com o objetivo de no ano letivo seguinte, contemplar mais alguns percursos. Existindo já um percurso com levantamento de tracks efetuado e identificado com pontos de interesse. Desenvolvido com o interesse de ser um percurso alternativo a este, sendo este um percurso de tracking com uma extenção de 15,69 Km e com seis pontos de interesse. Com o nome de Eco-Escolas Eco-Trilhos EB de Amareleja 2 e também já se consegue visualizar no wikilook em https://pt.wikiloc.com/trilhas-trekking/eco-escolas-eco-trilhos-eb-de-amareleja-2-48030124

3 - Elementos Opcionais

Folheto Promocional do Percurso:

Fotos/evidências da concretização do percurso por um grupo da escola ou comunidade: