As Aves da Minha Escola – Trabalhos 2020

Escola EB 2,3 Padre Joaquim Maria Fernandes (Sousel)

Atividade 1 - Atrair as aves: comedouros e bebedouros

Ano de Escolaridade:

N.º de Participantes:

Registo Fotográfico:

Breve descrição de como foi feita a planificação, desenvolvimento e construção do comedouro/bebedouro:
Construção de um comedouro/bebedouro para aves a partir de materiais recicláveis
Sendo proposta a construção de um comedouro com materiais recicláveis decidi em primeiro lugar andar por casa à procura de alguns materiais que pudesse utilizar.
Depois de procurar pela casa consegui os seguintes itens:
Madeiras;
Algumas lancheiras;
Um velho ninho de madeira;
Parafusos ferrugentos;
Embora possam parecer poucos itens é mais que suficiente para a construção de um comedouro simples, mas, funcional.
Em primeiro lugar, construí um “T” com as tábuas de madeira para que a madeira horizontal sirva de “pista de aterragem” o que facilita na hora do pássaro pousar, e sirva de telhado ao comedouro para que quando chover não molhe a comida. A vertical facilita a estabilidade pois faz um ponto de ancoragem para que depois de ser acabado seja facilmente pregado numa árvore ou numa parede, e ancorado num ponto específico.
Em seguida, aparafusei as duas lancheiras uma maior para fazer de bebedouro/banheira e outra mais pequena para fazer de comedouro, tendo em atenção para que o comedouro fique abaixo do nível do bebedouro para que quando as aves forem comer não caiam as cascas das sementes e acabem por sujar a água.
Por fim e pensando nas aves inclui o ninho velho abaixo dos comedouro e bebedouro para que as aves tenham oportunidade de talvez criarem nele.
Coloquei também uma madeira a fazer de telhado para que não chova no ninho.