As Aves da Minha Escola – Trabalhos 2020

Escola Básica Afonso de Paiva (Castelo Branco)

Atividade 1 - Atrair as aves: comedouros e bebedouros

Ano de Escolaridade:
4º ano de escolaridade

N.º de Participantes:
3 (pai mais filhos)

Registo Fotográfico:

Breve descrição de como foi feita a planificação, desenvolvimento e construção do comedouro/bebedouro:
A primeira fase consistiu na elaboração do alimentador. Utilizou-se um garrafão de água de 7 litros, que foi cortado em duas metades: uma, superior, com a forma de funil e a outra para formar a base do comedouro. Nesta última foram abertas janelas para os pássaros chegarem às sementes. A parte em funil foi colocada no interior da outra, como pode ser visto nas fotografias em anexo. Depois, fez-se uma tampa com o plástico de uma embalagem de carne. Com alguns arames, seguraram-se as peças e fez-se um sistema para pendurar o alimentador.
Como poleiros usámos paus de espetadas.
Entretanto, colocámos um prato grande de um vaso com água no terraço. Colocámos uma pedra para que os passarinhos pudessem pousar sem cair na água.
O alimentador foi então pendurado no estendal e pusemos sementes em cima do muro próximo para atrair os pardais e outras aves. Ao fim de duas semanas, os pardais já vinham comer no alimentador e várias aves vinham beber no prato.