As Aves da Minha Escola – Trabalhos 2020

Escola EB/JI Oliveira de Santa Maria (Vila Nova de Famalicão)

Atividade 1 - Atrair as aves: comedouros e bebedouros

Ano de Escolaridade:
Todos os anos de escolaridade (cada ano criou trabalhos para albergar aves na nossa escola - ninhos; comedouros e bebedouros...)

N.º de Participantes:

Registo Fotográfico:

Breve descrição de como foi feita a planificação, desenvolvimento e construção do comedouro/bebedouro:
"Comedouro
Materiais utilizados:
• 1 coco:
• tábua de madeira;
• martelo;
• serra;
• cordel;
• tesoura;
• colher;
• faca.
Construção:
• Tentei partir o coco com um martelo:
• Como não deu resultado, utilizei uma serra com a ajuda do meu pai;
• Retirei o seu conteúdo com uma faca e uma colher, sem danificar a casca;
• Cortei pedaços de cordel resistente;
• O meu pai cortou uma tábua com a serra;
• Foram feitos furos na tábua e no coco;
• Passei o cordel pelos orifícios do coco e da tábua.
Pouco antes das escolas encerrarem devido ao COVID-19, a nossa escola lançou o desafio às famílias para a construção de bebedouros/ comedouros e ninhos com materiais recicláveis ou materiais naturais e biodegradáveis. Todos os trabalhos seriam expostos no recreio da nossa escola e passaríamos a ter novos habitantes/amiguinhos.
Eu e a minha família pensámos, discutimos várias formas e materiais para construir algo e decidimos construir um comedouro com um coco, tal e qual como referimos anteriormente.
No dia que o levei para a escola foi o último dia de aulas. Fiquei muito triste, pois não o pude ver colocado no jardim da escola. No entanto, as professoras prometeram que o fariam e cumpriram. Aqui está ele a servir de comedouro às Aves da Minha Escola."