O Ciclo do Ecolápis – Trabalhos 2020

Escola EB 1 de Viso (Figueira da Foz)

Escalão: Escalão 1 - Jardins de Infância e Escolas do 1º Ciclo

Digitalização da(s) prancha(s):

O trabalho realizado em E@D, foi desenvolvido pelos alunos da turma do 2º ano de escolaridade da EB de Viso.
Numa aula síncrona de Estudo do Meio, foi apresentada a história do Ciclo de Vida do Ecolápis, a partir da brochura e do cartaz disponibilizado pela Faber-Castell. Fez-se um resumo do ciclo de vida desta personagem e uma reflexão sobre a importância da compra de produtos sustentáveis, a sua utilização e desperdício. Os alunos deram algumas sugestões para um consumo mais responsável, principalmente sobre a compra de material escolar.
Em aula assíncrona, foi proposto aos alunos o desenho e pintura da personagem Ecolápis e a escrita de uma mensagem de consumo consciente que possa ser adotado aquando do regresso à escola. Para isso, foi disponibilizado material de consulta sobre a adoção de atitudes e comportamentos de consumo responsável e proposto aos alunos realizar algumas pesquisas sobre o tema. Foi também disponibilizado o link para os alunos assistirem ao vídeo do ciclo animado do Ecolápis.
Em aula síncrona de Educação Artística, foi apresentado um PowerPoint sobre algumas das principais características da Banda Desenhada que foram discutidas no grupo. Para trabalho assíncrono, foi proposto cada aluno elaborar uma vinheta de uma parte da história do Ecolápis previamente definida em grupo e de outra(s) à sua escolha.
Os trabalhos dos alunos foram recebidos numa sala de aula virtual, foram tiradas as respetivas fotocópias dos trabalhos e composta a nossa história numa prancha de tamanho A2. Todos os trabalhos recebidos fazem parte da nossa história. Para definir a mensagem final do Ecolápis, os alunos puderam ver os desenhos e mensagens escritas pelos colegas e foi feita uma votação.
A nossa Banda Desenhada é a visão que os alunos têm sobre a vida do Ecolápis e pretende demonstrar a importância que se deve dar à compra de produtos que respeitem a Natureza.