O Ciclo do Ecolápis – Trabalhos 2020

Escola EB 2,3 da Maia (Maia)

Escalão: Escalão 2 - Escolas do 2º e 3º Ciclo

Digitalização da(s) prancha(s):

Esta banda desenhada foi realizada com empenho e motivação, por alguns alunos do 6º ano, com o objetivo de participarem no concurso “O Ciclo do Ecolápis – Desafio Faber-Castell. Pretendeu-se estimular a criatividade e a imaginação em áreas como a escrita, o desenho, a pintura e as artes visuais, como partes integrantes da banda desenhada. A história apresentada tem como personagem principal o “Ecolápis”, que procura no final da história, deixar uma mensagem com uma dica de consumo consciente que poderá ser adotada também nas salas de aula.
Os alunos pesquisaram o ciclo de vida do lápis, ou seja, o percurso que a madeira percorre até se transformar num lápis. No caso da Faber-Castell, como é um consumo consciente, o exemplo é do EcoLápis. Nas aulas, reflectimos em conjunto sobre os impactos produzidos pela compra, utilização e desperdício dos lápis.
Assim, além de outras pesquisas sobre o fabrico dum lápis, os alunos também analisaram a brochura do “Ecolápis” e o cartaz do Ciclo de Vida do Ecolápis.
O envolvimento dos alunos neste projeto serviu para terem mais consciência da importância das árvores para a elaboração de lápis. Os alunos foram sensibilizados para a escolha e utilização de lápis produzidos de forma sustentável, com preservação do ambiente e minimização da pegada ambiental. Assim, resumidamente, é preciso também cuidar dos lápis para se abater menos árvores e, consequentemente, obtermos mais oxigénio.