Os Suspeitos do Costume – Trabalhos 2020

Escola EB1/PE/C da Ponta do Sol (Ponta do Sol)

Reportagem fotográfica das várias fases do projeto:

Grelha(s) de monitorização preenchida(s):

Painel (1º e 2º período) ou Cartaz (3º período):

Síntese da forma como decorreu o projeto:
Este projeto foi iniciado, no 1º período, através de uma sensibilização aos alunos, em sala de aula, sobre a necessidade de separar o lixo e reciclar. Depois de analisado o tempo de decomposição de alguns materiais e de um diálogo/ discussão na turma, decidiu-se organizar uma recolha de resíduos sólidos pelas ruas da vila da Ponta do Sol, próximas à escola.
No segundo período, dia 4 de março, com as devidas precauções e utilizando luvas para o efeito, foi feita a recolha de resíduos sólidos, essencialmente pontas de cigarro e garrafas de plástico, com alguns dos alunos do 4.º ano de escolaridade, acompanhados de uma docente, pelas ruas da vila da Ponta do Sol (proximidade da escola). A recolha foi vivida com muito entusiasmo e interesse pelos alunos.
Depois de realizada a recolha os alunos concluíram que as pessoas ainda não estão completamente sensibilizadas para a separação e colocação de resíduos nos locais indicados, o que é prejudicial para o ambiente, visto que tinham descoberto que por exemplo o tempo de decomposição das pontas de cigarro é de cerca de 5 anos e das garrafas de plástico é de 400 anos.
Na semana seguinte na atividade TIC e com a colaboração dos docentes os alunos elaboraram um cartaz sobre o que tinham descoberto para sensibilizar a comunidade escolar.
- Devido à Pandemia do Covid-19 o Projeto ficou por aqui.