Os Suspeitos do Costume – Trabalhos 2020

Escola Sec. Francisco Franco (Funchal)

Grelha(s) de monitorização preenchida(s):

Painel (1º e 2º período) ou Cartaz (3º período):

Cartaz realizado pela aluna Daniella Basílio.">

Síntese da forma como decorreu o projeto:
Projeto orientado pela Prof.ª Vera Andrade; desenvolvido na disciplina de Geografia, na turma 10.º 33 do Curso Profissional Técnico de Turismo Ambiental e Rural.
O projeto foi posto em prática aquando da lecionação do tema "A População em Portugal". Para além dos indicadores demográficos foram também abordados os conteúdos relacionados com o crescimento urbano e seus impactos, nomeadamente, o aumento dos resíduos urbanos.
Foi proposta a cada aluno a elaboração de um cartaz "com 5 resíduos habituais em casa e propostas de redução e/ou reutilização desses mesmos resíduos", bem como o preenchimento da grelha referente aos resíduos produzidos por cada discente e respetivo agregado familiar.
Na conclusão dos trabalhos, os alunos realizaram uma reflexão crítica. A maioria concluiu que consumiam demasiado plástico e que nem sempre a família fazia a correta separação dos resíduos. Por outro lado, uma minoria mencionou que em casa já começam a evitar o plástico optando pelo vidro, embora nem sempre tal seja possível devido aos preços praticados e ausência de espaços que devolvam o custo da tara.