Os Suspeitos do Costume – Trabalhos 2020

Escola EB 2,3 Júlio Brandão (Vila Nova de Famalicão)

Reportagem fotográfica das várias fases do projeto:

Grelha(s) de monitorização preenchida(s):

Painel (1º e 2º período) ou Cartaz (3º período):

Síntese da forma como decorreu o projeto:
Esta atividade desenvolveu-se em parceria com o programa e-twinning, no projeto intitulado “Make my school green again”. Os alunos, em Cidadania e Desenvolvimento, foram desafiados em pensar em formas de contribuir com ações que tivessem como finalidade a melhoria do ambiente da nossa escola ou envolvência. Imediatamente, os alunos identificaram o problema do lixo no chão do nosso recinto escolar, e o que poderiam fazer para solucionar o problema. Iniciamos o projeto fazendo a delineação do espaço em que iriamos fazer a recolha do lixo, teria de passar pela horta da escola, onde em visitas anteriores já se tinham identificado vários itens de plástico que se misturavam com a terra, onde plantávamos as plantas.
Numa aula posterior, fomos recolher o lixo e conseguimos bastantes sacos, não foi significativo em peso, pois tratava-se, essencialmente, de embalagens alimentares de plástico, resultante do lanche levado pelos alunos para a escola. Fizemos depois a separação do lixo por categorias e realizamos a contagem para o tratamento de dados e elaboração dos gráficos que queríamos expor à comunidade escolar. O trabalho foi realizado com o auxílio de outras disciplinas, como matemática, ciências naturais, educação tecnológica e TIC.
No dia 13 de março, todos os alunos e funcionários da escola entraram em confinamento social, pelo que todos ficaram em casa. O tratamento dos dados foi realizado através do ensino à distância e elaborados os gráficos, foi transmitido à comunidade através da página da escola, associação de pais e boletim municipal.
Os alunos puderam concluir as tipologias de lixo mais frequentes no chão do recinto escolar, e depreender que resultam essencialmente do tipo de alimentos que os alunos trazem para a escola: leite achocolatado, pães de leite, bolicaos, gomas, outros alimentos muito ricos em açúcar e em sal. Pretendemos dar continuidade a este projeto no próximo ano letivo e fazer a inferência para o tipo de alimentação nociva que os nossos jovens têm, alertando jovens, pais e restante comunidade para os malefícios que acarreta este tipo de hábitos alimentares.