Os Suspeitos do Costume – Trabalhos 2020

Escola Básica Carlos Ribeiro (antiga EB 2,3 Pinhal de Frades) (Seixal)

Reportagem fotográfica das várias fases do projeto:

Grelha(s) de monitorização preenchida(s):

Painel (1º e 2º período) ou Cartaz (3º período):

Síntese da forma como decorreu o projeto:
1ª Fase - Preparação da atividade “Os suspeitos do costume… em casa”
As professoras coordenadoras, a partir da informação proveniente do programa Eco-Escolas, relativamente à atividade “Os suspeitos do costume”, adaptaram a atividade, de forma a ser realizada pelos alunos em casa, através do plano E@D, e usaram-na na planificação de uma aula da disciplina de SER+, disciplina que é lecionada pelos diretores de turma. Também a tabela de monitorização dos resíduos foi ligeiramente simplificada para ser mais percetível para os alunos que teriam de a preencher sem a presença dos professores para o esclarecimento de dúvidas. Inicialmente não houve inscrição da escola nesta atividade, por não se saber se seria viável a concretização da atividade.
2ª Fase - Desenvolvimento da atividade “Os suspeitos do costume… em casa”
Após divulgação e partilha da atividade com os diretores de turma, estes aplicaram-na a turmas do 5º ao 9º ano, na disciplina de SER+, durante cerca de duas semanas, após as quais os trabalhos começaram a ser enviados pelos alunos, tendo sido obtidos vários trabalhos, considerados de qualidade suficiente, atendendo às condições e tempo de realização. Verificou-se também que este trabalho, à semelhança da atividade “Dia da Terra – Compromisso pelo Clima” proporcionou uma interação saudável entre os alunos e as suas famílias e conducente à reflexão sobre as boas práticas em benefício do ambiente, neste caso sobre redução e reutilização.
3ª Fase – Participação na atividade nacional Eco-Escolas “Os suspeitos do costume… em casa”
Face aos trabalhos obtidos, as professoras coordenadoras decidiram concretizar a inscrição da escola na atividade “Os suspeitos do costume”, tendo selecionado os trabalhos aqui enviados. Foram obtidas poucas fotos das fases intermédias do desenvolvimento do trabalho, pois tal não havia sido previsto, não tendo sido pedido aos alunos esse registo. Assim, enviamos apenas algumas fotos da evolução do trabalho de uma aluna, e uma seleção dos vários cartazes e das monitorizações. Os cartazes enviados foram selecionados, alguns pela sua qualidade, um deles pelo facto de apresentar um trabalho de reutilização realizado anteriormente na disciplina de Educação Visual, e outros por serem realizados por alunos com necessidades educativas, alguns com currículo próprio, e que estando a trabalhar em casa sem o apoio adequado dos professores, deram o seu melhor nesta atividade.