Os Suspeitos do Costume – Trabalhos 2020

Escola EB 2,3 General Humberto Delgado (Loures)

Reportagem fotográfica das várias fases do projeto:

Grelha(s) de monitorização preenchida(s):

Painel (1º e 2º período) ou Cartaz (3º período):

Síntese da forma como decorreu o projeto:
Pelo segundo ano consecutivo decidimos abraçar este projeto.
Iniciámos a temática com pesquisa e reflexão acerca da importância da sustentabilidade, da reutilização e da reciclagem.
No seguimento da pesquisa, realizámos uma campanha de limpeza no espaço exterior da EB 2,3 General Humberto Delgado e no Circuito em frente à escola. Esta iniciativa contou com a participação dos alunos do 8ºD e com dois dos seus professores (Elsa Amaral e Vera Sanches).
Durante a recolha de resíduos no espaço exterior, os alunos alertaram as pessoas, que por estarem a passear ou a fazer desporto no circuito se cruzaram com eles, para a necessidade de reduzir, reutilizar e limpar os espaços, o que acabou por se tornar uma forma de sensibilização ambiental ativa. Tivemos, assim, a oportunidade de conversar com alguns moradores de Santo António de Cavaleiros acerca desta problemática, tendo estes agradecido e elogiado a atitude proativa e exemplar dos alunos.
No fim da atividade e já na escola, foram contabilizados 30 sacos de resíduos que foram separados, contabilizados e pesados. Depois desta contabilização e do registo em tabelas próprias, os resíduos foram, durante os intervalos das aulas dessa semana, depositados nos respetivos ecopontos existentes na escola. Vários alunos manifestaram indignação perante a quantidade de resíduos encontrados. Imediatamente foi aproveitada a oportunidade para apelar à necessidade da reciclagem e de um consumo cada vez mais sustentável.
Assim, aproveitámos este projeto e foram colocados os miniecopontos que alunos de outra turma estiveram a construir para colocar em todos os espaços públicos da escola e nas salas de aula.
Todas estas etapas foram divulgadas à comunidade escolar através do facebook, de cartazes expostos no recinto escolar, da divulgação ativa dos alunos nos intervalos escolares e na partilha do projeto com os encarregados de educação.
Posteriormente, foram preenchidas as grelhas (apenas se submeteu a grelha de resíduos recolhidos no Circuito, pois só é possível fazer 1 upload) inerentes ao projeto e na aula de Matemática começou a ser efetuada a análise estatística dos resíduos. Estávamos nesta etapa quando, devido à pandemia, as escolas fecharam.
Entretanto, foi lançado o desafio “Os Suspeito dos Costume...Em casa” e os alunos do 8ºD, do 8ºPCA e do 9ºC rapidamente colocaram mãos à obra.
Foram vários os cartazes enviados.
Após a receção de todos, lancei o desafio aos alunos para votarem no preferido. No entanto, decidimos adicionar partes de alguns melhores para o resultado final.
Todos os alunos contabilizaram os resíduos produzidos nas suas casas durante uma semana e preencheram a tabela solicitada, tendo mesmo uma aluna elaborado o gráfico circular como se pode verificar no cartaz.
Este projeto é, sem dúvida, excelente. É uma mais valia para os alunos e para a comunidade educativa. Através de uma forma lúdica muito se aprende, interage, faz e ensina.