Os Suspeitos do Costume – Trabalhos 2020

Escola EB 2,3 da Maia (Maia)

Reportagem fotográfica das várias fases do projeto:

Painel (1º e 2º período) ou Cartaz (3º período):

Os suspeitos do Costume

Síntese da forma como decorreu o projeto:
Na disciplina de Ciências Naturais, ao abordar o tema Gestão Sustentável dos Recursos, os alunos foram sensibilizados para a importância da redução e reutilização dos resíduos, através de apresentações em Power Point, vídeos e quizes. Cada aluno realizou uma pesquisa sobre a exploração dos recursos geológicos, biológicos, hídricos e energéticos de um objeto e apresentou medidas sustentáveis para a sua utilização.
Como este trabalho foi desenvolvido na modalidade de E@D deu-se a possibilidade de o trabalho ser realizado individualmente, a par ou em grupo com o máximo de 5 elementos, no âmbito da disciplina de Cidadania e Desenvolvimento.
Dos vários trabalhos elaborados foi selecionado, pelas duas professoras que lecionam o 8º ano das duas disciplinas, aquele que é enviado. A seleção teve em conta a criatividade, a elaboração manual e digital combinada, a mensagem gráfica, a correção científica e o cumprimento de alternativas para 5 resíduos. Na nossa escolha pesou também este cartaz permitir a articulação com o nosso objetivo inicial do desenvolvimento deste projeto, que era a sensibilização da comunidade escolar para a redução dos resíduos na escola e a sua colocação correta nos ecopontos existentes na escola.
O cartaz foi produzido pelo aluno Norberto Costa S. M. Carvalho da turma 8ºE, com material que o mesmo possuía em casa, nomeadamente os sacos espalmados, fornecidos pela Lipor, onde foram coladas 5 embalagens de produtos utilizados. Foi tirada uma fotografia e posteriormente tratada digitalmente, adicionando títulos e medidas a adotar que o aluno já tinha trabalhado anteriormente em Ciências Naturais e Cidadania e Desenvolvimento.
Salientamos ainda a grande adesão dos alunos a este trabalho, mesmo de alguns que não têm cumprido as tarefas com regularidade e a qualidade de todos eles a nível de medidas adequadas à sustentabilidade.
Relativamente à monitorização dos resíduos, como não foi possível realizar a monitorização dos resíduos da escola, uma vez que foram canceladas as aulas presenciais, substituiu-se esta atividade pela contabilização dos resíduos produzidos pelo agregado familiar ao longo de uma semana. A informação foi recolhia através da plataforma Classroom, como se evidencia nas fotografias em anexo, pelo que não se procedeu ao registo em grelha excell.
As professoras
Cristina Vasconcelos