Escola EB 2,3 da Maia (Maia)
Reportagem fotográfica das várias fases do projeto:
Painel (1º e 2º período) ou Cartaz (3º período):
Síntese da forma como decorreu o projeto:
Na disciplina de Ciências Naturais, ao abordar o tema Gestão Sustentável dos Recursos, os alunos foram sensibilizados para a importância da redução e reutilização dos resíduos, através de apresentações em Power Point, vídeos e quizes. Cada aluno realizou uma pesquisa sobre a exploração dos recursos geológicos, biológicos, hídricos e energéticos de um objeto e apresentou medidas sustentáveis para a sua utilização.
Como este trabalho foi desenvolvido na modalidade de E@D deu-se a possibilidade de o trabalho ser realizado individualmente, a par ou em grupo com o máximo de 5 elementos, no âmbito da disciplina de Cidadania e Desenvolvimento.
Dos vários trabalhos elaborados foi selecionado, pelas duas professoras que lecionam o 8º ano das duas disciplinas, aquele que é enviado. A seleção teve em conta a criatividade, a elaboração manual e digital combinada, a mensagem gráfica, a correção científica e o cumprimento de alternativas para 5 resíduos. Na nossa escolha pesou também este cartaz permitir a articulação com o nosso objetivo inicial do desenvolvimento deste projeto, que era a sensibilização da comunidade escolar para a redução dos resíduos na escola e a sua colocação correta nos ecopontos existentes na escola.
O cartaz foi produzido pelo aluno Norberto Costa S. M. Carvalho da turma 8ºE, com material que o mesmo possuía em casa, nomeadamente os sacos espalmados, fornecidos pela Lipor, onde foram coladas 5 embalagens de produtos utilizados. Foi tirada uma fotografia e posteriormente tratada digitalmente, adicionando títulos e medidas a adotar que o aluno já tinha trabalhado anteriormente em Ciências Naturais e Cidadania e Desenvolvimento.
Salientamos ainda a grande adesão dos alunos a este trabalho, mesmo de alguns que não têm cumprido as tarefas com regularidade e a qualidade de todos eles a nível de medidas adequadas à sustentabilidade.
Relativamente à monitorização dos resíduos, como não foi possível realizar a monitorização dos resíduos da escola, uma vez que foram canceladas as aulas presenciais, substituiu-se esta atividade pela contabilização dos resíduos produzidos pelo agregado familiar ao longo de uma semana. A informação foi recolhia através da plataforma Classroom, como se evidencia nas fotografias em anexo, pelo que não se procedeu ao registo em grelha excell.
As professoras
Cristina Vasconcelos
Patrícia Campos
EB 2,3 da Maia