Os Suspeitos do Costume – Trabalhos 2020

Universidade Sénior de Machico (Machico)

Grelha(s) de monitorização preenchida(s):

Painel (1º e 2º período) ou Cartaz (3º período):

Síntese da forma como decorreu o projeto:
O projeto “Em Busca dos Suspeitos do Costume … em casa” da Universidade Sénior de Machico (USM) decorreu por fases.
Com a situação atual da pandemia do covid-19, a Universidade Sénior encerrou e o contato com os alunos ficou limitado ao contato telefónico. Note-se que a maior parte dos seniores não possui computador, o que dificultou a interação com os mesmos.
Neste sentido, a coordenadora do programa Eco-Escolas estabeleceu um contato por telefone com duas alunas, que se mostraram disponíveis em realizar a grelha de monitorização que consistia em verificar quais os resíduos produzidos pelos alunos e agregados familiares durante uma semana. Refira-se que a ação decorreu durante uma das semanas de isolamento social, nomeadamente de 04 a 10 de maio de 2020. Passada uma semana, um novo contato foi estabelecido e, separadamente, as alunas foram mencionando quais os resíduos produzidos e possíveis sugestões de redução. As seniores averiguaram que estavam a consumir em grande número o plástico e o papel e mostraram-se empenhadas em reduzir estes números. Seguidamente, a coordenadora analisou a grelha e verificou quais os resíduos produzidos em maior número, selecionando os cinco principais. Após a observação e seleção, a coordenadora deu início à elaboração do cartaz. Primeiramente, colocou uma imagem de cada um dos resíduos, devidamente legendados. Posteriormente, colocou cinco propostas de redução relativamente aos resíduos produzidos. Para cada uma das propostas colocou uma imagem e a sua legenda. Verifique-se que ao propor uma redução, estamos a poupar/reduzir 280 páginas de papel (cada jornal possui 20 páginas), 9 embalagens de leite, 13 garrafas de água, 12 sacos de plásticos descartáveis e 11 copos de plásticos de gelatina. Ou seja, substituímos o papel pelo formato digital, as embalagens pela garrafa de vidro de leite, as garrafas de água pelo garrafão de 7L, os sacos de plásticos por um saco de pano e os copos de plásticos por um caixa de gelatina com saqueta em pó, originando uma maior porção. Note-se que os números mencionados são contabilizados pelas duas alunas.
Com a iniciativa concluímos que o consumo de plástico e papel continua em destaque. No entanto, ao apresentarmos uma proposta de redução estamos a contribuir para a poupança de papel, para a redução dos plásticos, para a produção de menos resíduos e consequentemente menos sacos de lixo utilizados, para a redução de despesas (poupando mais dinheiro) e para a preservação do ambiente. A nossa proposta de redução vai ao encontro da política dos 3Rs (reduzir, reutilizar e reciclar). Ao reduzir estamos a dizer NÃO ao desperdício. A finalidade foi eliminar a maior quantidade possível de resíduos produzidos no dia-a-dia. optando por soluções mais sustentáveis e comportamentos preventivos.
A atividade teve por objetivo consciencializar a comunidade sénior para a redução dos resíduos.