Os Suspeitos do Costume – Trabalhos 2020

Cooperativa de Ensino de Vila Nova de Famalicão, CRL. - Escola Profissional CIOR (Vila Nova de Famalicão)

Painel (1º e 2º período) ou Cartaz (3º período):

Síntese da forma como decorreu o projeto:
O projeto iniciou-se no 1º Período, com ações de sensibilização junto da comunidade escolar, no âmbito do módulo "Ambiente" da disciplina de Língua Estrangeira - Inglês. No 2º Período, os alunos passaram a uma fase mais prática e de investigação, identificando, nas suas freguesias de residência, vários locais de depósito ilegal de resíduos, a maioria de grandes dimensões. Atendendo à quantidade, dimensões e tipologia dos resíduos e à perigosidade e difícil acesso a alguns desses locais, estabeleceu-se uma parceria com os serviços ambientais do município para, no 3º Período, se proceder à recolha dos resíduos, limpeza e afixação de avisos nos locais identificados. Devido à situação pandémica e interrupção repentina das atividades letivas presenciais e consequente confinamento, tais intervenções não foram possíveis e, como tal, o projeto ficou em stand-by.
Estas considerações aqui expressas serão reforçadas aquando da elaboração do relatório para a candidatura ao galardão.
Com a adaptação da atividade "Os Suspeitos do Costume" por parte da ABAE, os alunos elaboraram cartazes referentes aos resíduos domésticos, sendo que o cartaz submetido foi selecionado como o representante da Cooperativa de Ensino de Vila Nova de Famalicão, CRL - Escola Profissional CIOR nesta atividade.