Os Suspeitos do Costume – Trabalhos 2020

Salesianos de Manique (Cascais)

Reportagem fotográfica das várias fases do projeto:

Painel (1º e 2º período) ou Cartaz (3º período):

Síntese da forma como decorreu o projeto:
Os alunos estiveram muito envolvidos na atividade, apesar de só ter sido possível completar a 1.ª fase do projeto. A atividade foi concretizada no âmbito dos domínios de autonomia curricular e envolveu as turmas 7.ºE e 7.ºF.
Os alunos formaram grupos com 4 elementos e, durante as aulas de cidadania e desenvolvimento iniciaram o processo de investigação sobre a problemática dos resíduos: composição, causas e consequências. Foi feita uma avaliação e caraterização dos resíduos produzidos na escola.
Também foi realizado um debate em equipa pedagógicas (as duas turmas) onde se discutiram as causas e consequências da problemática da produção e gestão insustentável dos resíduos. Os alunos refletiram sobre o que devemos fazer para melhorar a gestão dos resíduos.
No dia 21 de fevereiro os alunos estiveram envolvidos numa ação de plogging na Escola. A ação, dinamizada pelas disciplinas de Cidadania e Desenvolvimento, Ciências Naturais e Educação Física, teve como principal objetivo consciencializar os alunos para a promoção de ações cívicas (apanhar o lixo do chão) conciliando-a com a prática de exercício físico. Nos dias que antecederam a ação, não foi feita a limpeza do espaço escolar. No dia, os alunos envolveram-se na ação de limpeza da Escola. Dos resíduos recolhidos, contaram-se com a recolha de cerca de 100 L de papel, cerca de 300 L de plástico, 25 L de vidro e 50 L de material indiferenciado (madeiras, beatas de cigarros, comida, etc).
Nos dias 27 e 28 de fevereiro os alunos reuniram-se para compor o cartaz informativo.