Os Suspeitos do Costume – Trabalhos 2020

Escola Superior de Educação de Lisboa do Instituto Politécnico de Lisboa (Lisboa)

Reportagem fotográfica das várias fases do projeto:

Grelha(s) de monitorização preenchida(s):

Painel (1º e 2º período) ou Cartaz (3º período):

Cartaz_BeatrizReis_BeatrizRibeiro_MariaGrencho_MarianaQuintão

Síntese da forma como decorreu o projeto:
Processo de desenvolvimento do cartaz e da ficha de registo
Ao longo de todo o processo de realização do cartaz e da ficha de registo, as alunas do grupo mostraram-se bastante participativas e empenhadas, tendo como objetivo principal aprimorar os seus conhecimentos no que se refere às preocupações ambientais.
Para tal, o grupo de alunas realizou várias ações para que o objetivo final fosse conseguido. Primeiramente, foi feita uma pesquisa em que todas as alunas envolvidas se aperceberam que a zona do planeta mais afetada pela poluição eram os oceanos e que os principais dejetos que contribuíam para tal acontecimento eram as máscaras, os resíduos orgânicos e as palhinhas, as garrafas e as escovas de dentes de plástico. Deste modo, o grupo pensou que a melhor forma de demonstrar o impacto das ações humanas no nosso planeta seria contrastar um quadro da antiguidade com um quadro que poderia ser pintado na atualidade, evidenciando grandes diferenças na paisagem. “E tu como podes fazer a diferença?”, foi a questão que pusemos ao nosso público, apelando à sua consciencialização e responsabilização pela degradação ambiental. Deste modo, pretendemos que quem veja o nosso cartaz se inspire nas nossas ideias, de maneira a diminuir as diferenças verificadas na paisagem atual.
Finalizando, o grupo pôde concluir que o objetivo principal de aprimorar os conhecimentos referentes às preocupações ambientais foi conseguido com sucesso, quer com a realização da ficha de registo, que nos permitiu a nós enquanto grupo um olhar sobre os nossos gastos individuais, quer com a construção do cartaz, que nos permitiu um olhar sobre os gastos a um nível mais abrangente, gastos estes que podem ser diminuídos através da reutilização e da reciclagem.
Beatriz Reis
Beatriz Ribeiro
Maria Grencho
Mariana Quintão
2º ano Turma E Licenciatura em Educação Básica