Os Suspeitos do Costume – Trabalhos 2020

Escola EB 2,3 Bernardino Machado Joane (Vila Nova de Famalicão)

Reportagem fotográfica das várias fases do projeto:

Painel (1º e 2º período) ou Cartaz (3º período):

Síntese da forma como decorreu o projeto:
A Coordenadora do projeto Eco-Escolas lançou o desafio aos alunos da turma D do 7.º ano. Os discentes seguiram as indicações dadas pela coordenadora do projeto Eco-Escolas, professora Cláudia Oliveira e pela docente de Educação Visual, Cláudia Forte.
Na primeira fase, os alunos realizaram uma investigação sobre os resíduos, pois são considerados um dos maiores problemas ambientais da nossa sociedade. A população e o consumo per capita crescem e, junto com eles, a quantidade de resíduos produzidos. Na maioria das vezes, o lixo não é descartado de maneira correta e pode resultar em diversos problemas para o meio ambiente, como contaminação da água, do solo e do ar.
Os alunos identificaram o plástico, papel/cartão, metal, cortiça e vidro e optaram por dar sugestões de como os reutilizar. Algumas destas sugestões (imagens) são fotografias de trabalhos elaborados por alunos da nossa escola.
O objetivo de reutilizar os materiais é usar a imaginação e proteger o ambiente. Muitos materiais não são “lixo”, mas são uma possibilidade de transformação.
Os alunos participaram neste projeto com muito empenho e conscientes que a redução e a reutilização de resíduos devem ser práticas diárias.