Os Suspeitos do Costume – Trabalhos 2020

Escola Básica Alexandre Herculano - Santarém (Santarém)

Reportagem fotográfica das várias fases do projeto:

Grelha(s) de monitorização preenchida(s):

Painel (1º e 2º período) ou Cartaz (3º período):

Síntese da forma como decorreu o projeto:
Este desafio quando foi dado a conhecer ao conselho Eco-Escolas, ficou de imediato definido o local onde se poderia se realizar, a Ribeira do Mergulhão, perto da nossa Escola. Esta localiza-se a cerca de 300 metros a sul da escola e é um local de passagem para os alunos que se deslocam a pé para a escola, existindo uma pequena ponte de madeira que faz a ligação. Os alunos do Clube do Ambiente e os alunos que fazem parte os Jovens Repórteres para o Ambiente da escola, envolveram-se neste desafio com bastante entusiasmo. Ainda fevereiro fizemos a primeira visita pela zona observando a área a demarcar (100 metros de comprimento por 20 metros de largura). No início de março fomos para o terreno, fez-se a delimitação dos quatros pontos, registando-se as respetivas coordenadas. Os alunos recolheram o lixo existente, fazendo logo aí alguma separação (plásticos, papelão, beatas de cigarros e outros), foram tirando fotografias e contemplaram a paisagem verdejante que a Ribeira atravessa e que se estende desde a escola até a uma via rápida. Alguns alunos envolvidos foram fazendo a divulgação do desafio colocando-se as fotos na Global Action Days e outras redes sociais, com a respetiva autorização dos encarregados de educação. Num segundo dia, procedeu-se à contabilização e registo do lixo recolhido. Verificamos que os suspeitos do costume são as beatas dos cigarros, seguindo-se os plásticos de embalagens diversas, latas de bebidas e papelão. Foi curioso, um aluno encontrou um guarda-chuva estragado e abandonado entre a vegetação, bem como uma camisola velha. Reparámos que havia várias embalagens de cartão de lâmpadas Led espalhadas pelo local. Isto poderá dever-se à substituição das lâmpadas da escola, que se faz com alguma frequência. Por brincadeira, os alunos as terão tirado do ecoponto e levado, acabando por deixá-las pelo caminho.
Não tivemos oportunidade de realizar a segunda visita ao local, devido ao encerramento das escolas, por causa da pandemia por Covid 19. Também já não conseguimos recolher uma amostra de água para analisar o seu estado sanitário. Não nos pareceu estar muito suja aparentemente, mas em termos microbiológicos é provável que contenha microrganismos.
O lixo ficou guardado na escola, sendo posteriormente recolhido para a elaboração do painel. Por fim, procedemos à elaboração do referido painel com o TOP 10 do lixo. Este já só foi possível ser construído no início de maio, pela coordenadora e ajuda de um aluno do Clube do Ambiente, que se disponibilizou. Este ano a exposição do painel não terá o impacto que merecia ter, devido ao encerramento da escola. No entanto, será divulgado o trabalho nas redes sociais, blog da escola e no publicado no Global Action Days.
As quantidades estão mencionadas na grelha de identificação, bem como a possível origem deste lixo (matriz de origens).