Os Suspeitos do Costume – Trabalhos 2020

Escola Básica Integrada/ JI D. Carlos I (Sintra)

Reportagem fotográfica das várias fases do projeto:

Grelha(s) de monitorização preenchida(s):

Painel (1º e 2º período) ou Cartaz (3º período):

Um dos cartazes individuais mais ilustrativo

Síntese da forma como decorreu o projeto:
O projeto foi iniciado na escola no início do segundo semestre, um pouco antes deste período de pandemia e do processo de E@D, pelo que o mesmo teve de ser reformulado para “Os Suspeitos do Costume…em Casa”.
Foi lançado o desafio a 4 turmas do 9º ano, num total de cerca de 90 alunos.
Uma vez que o domínio do segundo semestre, na escola, para estas turmas, na disciplina de Cidadania e Desenvolvimento é a “Sustentabilidade Ambiental”; que na disciplina de Geografia se iria abordar a necessidade de adotar medidas coletivas e individuais para o incremento da resiliência e do desenvolvimento sustentável; procurou-se dar ao projeto um carácter mais interdisciplinar, mais significativo em termos de participação ativa nas aprendizagens.
Para além disso, na disciplina de Matemática, como os alunos ainda irão abordar a parte da Estatística, ainda serão trabalhados os dados recolhidos em casa, procurando demonstrar que o projeto não tem simplesmente um fim e que pode ser muito bem aproveitado para outras práticas. Mesmo em Cidadania, a ideia final seria conhecer os totais de cada turma e efetuar uma análise global às medidas apresentadas.
De resto, os alunos, na sua grande maioria, ficaram muito entusiasmados com as etapas do projeto, com a ideia da contabilização dos resíduos e motivados com a apresentação dos resultados obtidos.
No guião que lhes foi facultado estavam os passos específicos a dar neste projeto. Através da construção do cartaz, foi feita uma reflexão individual sobre aquilo que se pode contribuir. Em Cidadania ainda irão abordar o produto final e as conclusões globais, pelo que se pode dizer: o projeto continuará.