As Aves Que Nos Rodeiam – Trabalhos 2021

Centro de Bem Estar Social da Zona Alta (Torres Novas)

Atividade 1 - Atrair as aves: comedouros e bebedouros

Ano de Escolaridade:
Pré-escolar

N.º de Participantes:

Data de colocação do(s) comedouro(s)/bebedouro(s):
22 abril

Localização da instalação do(s) comedouro(s)/bebedouro(s):
Os comedouros e bebedouros foram colocados no exterior da escola, sendo que uns foram pendurados nas árvores e outros na cerca da horta.

Registo Fotográfico:

Breve descrição de como foi feita a planificação, desenvolvimento e construção do(s) comedouro(s)/bebedouro(s):
Este trabalho surgiu no seguimento de trabalharmos o tema da Primavera na sala. A partir dai demos início à observação das principais alterações no nosso exterior e, observamos a presença de mais pássaros, mas também de um pequeno ninho numa árvore que tinha pássaros pequeninos. Depois de uma conversa em grande grupo percebemos que os pássaros muitas vezes voam em busca de alimento, que por vezes serve para alimentar as pequenas crias dos ninhos. Foi então que decidimos fazer comedouros e bebedouros para os pássaros que compartilham o nosso espaço exterior.
Numa primeira fase pesquisámos e analisámos quais os materiais necessários para a construção dos comedouros e bebedouros, e assim começámos.
Depois de estarem prontos fizemos uma pesquisa sobre a alimentação dos pássaros e colocamos a comida nos comedouros e a água nos bebedouros.
Utilizamos diferentes alimentos: arroz cozido, couve cozida, banha, cereais de milho, aveia, pão, sementinhas de alpista e sementes de girassol. Criámos assim com estes ingredientes a comida dos pássaros que ficou com uma consistência que fica preso nas pinhas e nas cascas de citrinos.
Colocámos outros alimentos nas cascas de limão e laranja: farinha das galinhas, sementes para pássaros silvestres e para pássaros insectívoros...
Numa última fase fomos ao exterior pendurar em local definitivo (mas árvores e na vedação da horta) o trabalho realizado e, observar a reacção dos pássaros.