As Aves Que Nos Rodeiam – Trabalhos 2021

Escola EB 2,3 Dr. António Chora Barroso (Torres Novas)

Atividade 1 - Atrair as aves: comedouros e bebedouros

Ano de Escolaridade:
5º e 6º ano

N.º de Participantes:

Data de colocação do(s) comedouro(s)/bebedouro(s):
entre março e maio

Localização da instalação do(s) comedouro(s)/bebedouro(s):
Os comedouros encontram-se localizados em jardins particulares de casas de alunos e no recinto escolar, onde também foi colocado um bebedouro

Registo Fotográfico:

Breve descrição de como foi feita a planificação, desenvolvimento e construção do(s) comedouro(s)/bebedouro(s):
O repto foi lançado aos alunos quando estes se encontravam em ensino à distância. Alguns alunos aceitaram o desafio e construíram comedouros juntamente com as suas famílias, tendo no final, aplicado os mesmos nos espaços particulares das suas habitações.
Para a realização da tarefa, foi disponibilizado aos alunos, o acesso a alguns recursos, sugestões de materiais e vídeos tutoriais para que estes conseguissem construir de forma autónoma os seus comedouros ou bebedouros. Procedeu-se igualmente à sensibilização dos alunos, de forma a que os mesmos entendessem a importância da colocação destes comedouros/bebedouros, tendo-lhes sido igualmente solicitado que na construção dos seus comedouros utilizassem preferencialmente materiais recicláveis.
No regresso às aulas presenciais, deu-se então início à construção dos comedouros e bebedouros em materiais recicláveis para posteriormente serem colocados em árvores do recinto escolar. Na construção destes comedouros, utilizaram-se os seguintes materiais: caixas/embalagens de morangos em madeira e cartão prensado, corda e fundo de garrafão de água. Após pintura exterior das caixas de morangos, penduraram-se as mesmas com corda de sisal nos ramos das árvores.
A fim de se poder encher os comedouros com alguma frequência, os mesmos foram colocados de forma acessível, contudo, simulado na vegetação para não perturbar os possíveis visitantes. Construiu-se igualmente um bebedouro com o fundo do garrafão, ficando o mesmo igualmente pendurado na árvore.