Escola EB1/JI de Sendim (Matosinhos)
Atividade 1 - Atrair as aves: comedouros e bebedouros
Ano de Escolaridade:
Pré escolar e 1º e 2º ano
N.º de Participantes:
3 turmas
Data de colocação do(s) comedouro(s)/bebedouro(s):
Março
Localização da instalação do(s) comedouro(s)/bebedouro(s):
Os comedouros foram distribuídos por diferentes locais do recreio da escola. Os comedouros dos citrinos foram colocados junto aos carvalhos que estão na frente do edifício escolar. Como os ramos dos carvalhos são muito altos, os comedouros ficaram presos na rede que separa o talude do recreio e fica exatamente debaixo dos ramos mais baixos das árvores. Assim conseguimos observar melhor o movimento dos pássaros e cuidar do reforço de alimento e da limpeza dos comedouros. O comedouro da pinha e o do garrafão foram colocados na árvore junto á área das plantações sazonais (a intenção foi atrair os pássaros para não comerem tanto as culturas pequenas-alfaces, couves…. Os comedouros de garrafas de água ficaram na zona ajardinada. Os bebedouros feitos com material reutilizável ficaram presos nos troncos das árvores o mais alto que conseguimos. Como a horta tem um charco este funciona como bebedouro natural e permanente. O bebedouro dos alunos que está desativado foi recuperado para bebedouro dos pássaros
Registo Fotográfico:
Breve descrição de como foi feita a planificação, desenvolvimento e construção do(s) comedouro(s)/bebedouro(s):
Em conselho de docentes e tendo em conta o currículo e dinâmica do pré-escolar e do primeiro ciclo foi realizada a distribuição das várias fases da atividade. Assim um grupo do pré-escolar, o 1º e o 2º ano ficaram encarregues da construção dos comedouros e bebedouros. Com o confinamento que obrigou os alunos/professores ao E@( ensino à distância) este trabalho iniciou-se com a colaboração das famílias. Com o regresso à escola os alunos que aderiram à proposta de trabalho trouxeram as construções para a escola, tendo partilhado com os colegas o projeto. O grupo do pré- escolar que participou com os comedouros construídos com materiais naturais socorreu-se de algumas ideias sugeridas pelo projeto “ A natureza é a melhor sala de aula”. Foi um projeto muito interessante e que motivou a curiosidade de quem passava pela inovação