As Aves Que Nos Rodeiam – Trabalhos 2021

Escola EBI de Pedome (Vila Nova de Famalicão)

Atividade 1 - Atrair as aves: comedouros e bebedouros

Ano de Escolaridade:

N.º de Participantes:
120 alunos

Data de colocação do(s) comedouro(s)/bebedouro(s):
15/01/2021

Localização da instalação do(s) comedouro(s)/bebedouro(s):
Os bebedouros e comedouros foram colocados junto às árvores, em áreas menos acessíveis aos alunos, no recinto escolar.

Registo Fotográfico:

Breve descrição de como foi feita a planificação, desenvolvimento e construção do(s) comedouro(s)/bebedouro(s):
Num primeiro momento, as turmas refletiram sobre os locais onde normalmente observam mais aves e em sítios para deixar os comedouros e bebedouros.
Posteriormente, pesquisaram sobre os materiais a utilizar para construir os comedouros e os bebedouros, utilizando também as dicas facultadas pelo projeto em si. Começaram por reunir em casa, garrafas e garrafões de água e embalagens tetrapak de leite ou sumos, cordão que trouxeram para a escola para que, nas aulas de Cidadania e Desenvolvimento começassem a pôr em prática o planificado. Após a construção de bebedouros e comedouros para as aves (foram construídos vários para que, caso ficassem danificados, pudessem ser substituídos ao longo do ano) foram dispostos nos locais definidos para o efeito.
Os alunos também decidiram, por iniciativa própria construir casas para as aves, as quais foram dispostas em árvores adultas, com a colaboração de um assistente operacional.