As Aves Que Nos Rodeiam – Trabalhos 2021

Escola EBI de Pedome (Vila Nova de Famalicão)

Atividade 3 - Divulgar as aves

Ano de Escolaridade:
8º ano

N.º de Participantes:

Público-Alvo:
Comunidade escolar

Registo Fotográfico:

Breve descrição do que consiste o trabalho e como foi realizado:
O projeto “As Aves que nos Rodeiam” foi um projeto que mobilizou todas as turmas de oitavo ano da nossa escola na disciplina de Cidadania e Desenvolvimento. Foi um projeto muito bem acolhido pelos nossos discentes e que teve início no primeiro período e terminou no terceiro, apesar do interregno forçado nos meses de janeiro, fevereiro e março, que nos condicionou bastante, pois ficou em causa a monitorização do espaço. Pelo facto do ano letivo terminar, não significa que tenha terminado a tarefa de continuar a monitorizar os comedouros e bebedouros que temos distribuídos pelo recinto escolar e observar as aves que nos rodeiam, tentando perceber qual a espécie em causa. Esta atividade terá continuidade na escola pela importância que a mesma apresenta em termos de salvaguarda da biodiversidade.
Num primeiro momento, as turmas começaram por pesquisar como construir os comedouros e os bebedouros e também as casas, os materiais reciclados que poderiam ser utilizados, proceder à recolha dos mesmos e trazê-los para a escola para os poderem trabalhar.
Pesquisaram também quais as espécies que surgem na nossa escola (região), o seu alimento preferido e outras curiosidades.
Por último, construíram algumas aves que surgem na nossa região com tecidos em fim de vida. Para este desafio, procedeu-se à recolha de diferentes tecidos, com cores variadas e de outros materiais também eles necessários na prossecução deste trabalho.
Primeiramente desenhou-se a ave em papel de engenheiro, depois passou-se para uma base em tecido. Posteriormente, cortou-se o tecido com as cores escolhidas para representar cada ave e, procedeu-se à colagem desses materiais.
O trabalho final surge numa exposição onde temos representada a pesquisa efetuada em cartolinas, com as imagens e dados acerca de cada ave da nossa região, os trabalhos realizados em tecido e as fotografias dos comedouros e bebedouros construídos e posteriormente distribuídos pelo espaço exterior da nossa escola e das aves que conseguimos obter um registo fotográfico.
Foi um projeto que mobilizou muitos alunos e docentes da nossa escola e cujo objetivo foi atingido – a divulgação das espécies que surgem na nossa região, a sensibilização da comunidade para a importância destas espécies e a sua salvaguarda e também a possibilidade em reciclarmos muitos materiais que, à partida, estariam em fim de vida.

Como foi feita a divulgação do trabalho final?
O trabalho final foi exposto no átrio da escola e também será divulgado na página do agrupamento da escola.

Registo Fotográfico: