As Aves Que Nos Rodeiam – Trabalhos 2021

Escola Profissional Agrícola Fernando Barros Leal (Torres Vedras)

Atividade 1 - Atrair as aves: comedouros e bebedouros

Ano de Escolaridade:
9º ano (CEF)

N.º de Participantes:

Data de colocação do(s) comedouro(s)/bebedouro(s):
28 de abril de 2021

Localização da instalação do(s) comedouro(s)/bebedouro(s):
Recinto escolar, em diferentes árvores existentes.

Registo Fotográfico:

Breve descrição de como foi feita a planificação, desenvolvimento e construção do(s) comedouro(s)/bebedouro(s):
O Projeto "As Aves que nos Rodeiam" foi iniciado antes do confinamento, em Janeiro de 2021, com a construção de abrigos e comedouros para aves, utilizando-se materiais existentes na escola. Posteriormente, e durante o confinamento, foi proposto aos alunos a participação neste Projeto, através da Plataforma "Classroom", na 'turma' dos Projetos Eco-Escolas, onde foi disponibilizada a informação necessária e alguns exemplos de comedouros e bebedouros. Na altura foram recebidas fotografias dos trabalhos realizados de 5 comedouros/abrigos que forma colocados nas casas dos alunos e por eles monitorizados. No entanto, não foram registados quaisquer visitas por parte dos pássaros. Alguns destes trabalhos foram depois expostos no Dia Eco-Escolas, que se realizou a 22 de abril .
No 3º Período, foram colocados os abrigos inicialmente criados e outros que já existiam na escola, sendo que estes foram alvo de pequenas transformações, nomeadamente na abertura para o interior do abrigo. Num total foram colocados 6 abrigos. Infelizmente estes abrigos não foram habitados por qualquer ave. Esta situação deve-se, possivelmente, ao fato da nossa escola estar inserida numa zona rural, onde as aves possuem disponibilidade de alimento e materiais para fazerem ninhos. É nossa intenção continuar a monitorizar os abrigos no próximo ano letivo.
De notar, que existem alguns alunos da nossa escola com bastantes conhecimentos sobre as principais espécies existentes na região e os seus hábitos.