As Aves Que Nos Rodeiam – Trabalhos 2021

Escola EB 2,3 Prof. Mendes dos Remédios de Nisa (Nisa)

Atividade 1 - Atrair as aves: comedouros e bebedouros

Ano de Escolaridade:
7º, 9º e 11º anos

N.º de Participantes:

Data de colocação do(s) comedouro(s)/bebedouro(s):
7 de abril de 2021

Localização da instalação do(s) comedouro(s)/bebedouro(s):
Recinto escolar

Registo Fotográfico:

Breve descrição de como foi feita a planificação, desenvolvimento e construção do(s) comedouro(s)/bebedouro(s):
No seguimento da abordagem dos consumos e seus impactos, no âmbito da sustentabilidade na Terra, foi sugerida, aos alunos do Centro de Apoio às Aprendizagens, em diferentes níveis de escolaridade, a construção de comedouros e bebedouros para as aves que rodeiam a nossa escola.
Os alunos aceitaram com agrado esta ideia.
Ao fazer a planificação da atividade, foi-lhes sugerido que utilizassem materiais recicláveis e que fizessem uma pesquisa sobre as etapas de construção de um comedouro, dando-lhes como uma referência os documentos orientadores do regulamento – Anexo 1 da SPEA.
Cada um escolheu um material que se comprometeu a trazer e posteriormente puseram mãos à obra. Decidiram fazer apenas comedouros porque os bebedouros exigem um maior cuidado de manutenção para evitar doenças, que consideraram não ter condições para prestar.
O aluno que utilizou um pacote de leite, cortou duas faces opostas, fez alguns furinhos junto à base para que a água pudesse escorrer caso entrasse. Em seguida, pintou o comedouro e colocou os cordéis para o segurar num ramo.
Os alunos que escolheram o garrafão de plástico, também o cortaram e pintaram mas depois consideraram que as arestas poderiam ferir as aves. Resolveram então colar tecido nos rebordos dos cortes. Por fim, fizeram furos para passar os cordéis para o segurar num ramo.
A aluna que utilizou uma garrafa PET também lhe fez os cortes para que as aves possam aceder à comida no seu interior e pintou-a. Posteriormente, verificou que a tinta que usou iria sair e colocou uns retalhos de feltro de modo a enfeitar o comedouro. Por fim, colocou um cordel para o segurar num ramo.
No início da primavera, os comedouros foram colocados em árvores do recinto escolar.