As Aves Que Nos Rodeiam – Trabalhos 2021

Escola Básica Vasco Santana (Odivelas)

Atividade 1 - Atrair as aves: comedouros e bebedouros

Ano de Escolaridade:
Centro de Apoio à Aprendizagem.

N.º de Participantes:

Data de colocação do(s) comedouro(s)/bebedouro(s):
7 de junho de 2021

Localização da instalação do(s) comedouro(s)/bebedouro(s):
Recinto Escolar.

Registo Fotográfico:

Breve descrição de como foi feita a planificação, desenvolvimento e construção do(s) comedouro(s)/bebedouro(s):
O projeto iniciou-se em março, pedindo-se aos Encarregados de Educação embalagens de leite e sumos vazios, garrafas de água e embalagens de iogurtes vazias e lavadas.
Posteriormente, estudámos as várias aves existentes na nossa região, consultámos sites da internet para que pudessem visualizar as espécies e ouvir o som por elas emitido. Fomos várias vezes ao espaço escolar, onde observámos várias aves que procuravam água e comida. Nos dias seguintes fizemos várias atividades relacionadas com a temática em estudo – primavera e aves – procedemos à leitura de histórias, consulta de materiais na internet, sugerimos a execução de desenhos livres e sugerimos a construção de comedouros e bebedouros (Anexo 1 por vós fornecido).
Após a páscoa iniciámos a construção dos comedouros e bebedouros com materiais reciclados. Os comedouros foram pintados e decorados com os materiais existentes na Unidade de Apoio Especializado; os bebedouros foram novamente lavados para serem devidamente utilizados.
Por fim, cortámos duas laranjas e pendurámos as suas metades nas árvores, juntamente com os comedouros cheios de comida para aves e bebedouros com água, recorrendo a um cordel de sisal e lãs.