As Aves Que Nos Rodeiam – Trabalhos 2021

Escola EB 2,3 General Humberto Delgado (Loures)

Atividade 2 - Conhecer as aves: observação

Ano de Escolaridade:
6º, 8º e 9º anos

N.º de Participantes:

Ficha das espécies observadas:

Ficha de monitorização do comedouro/bebedouro:

Breve descrição de como decorreu o trabalho de observação e/ou a investigação das espécies:
Em sala de aula os alunos desenvolveram várias pesquisas e a motivação foi proporcional ao avanço das mesmas. Os alunos observaram as aves no horário das disciplinas, no entanto apesar de não conseguirem observá-las nos comedouros, fotografaram-nas no recinto escolar, avistaram-nas nas redondezas do jardim e verificaram que se alimentaram (uma vez que os comedouros estavam vazios). Foi possível ver várias "bicadas" nos comedouros.
Os comedouros não foram colocados na altura indicada (deveriam ter sido colocados no outono, na altura de maior escassez de alimento) e as fortes chuvadas que ocorreram na altura da colocação dos comedouros foi também um fator limitador. Por outro lado, a escola é um local barulhento o que contribuiu para afugentar as aves.