As Aves Que Nos Rodeiam – Trabalhos 2021

Escola EB 2,3 de Sande (Marco de Canaveses)

Atividade 1 - Atrair as aves: comedouros e bebedouros

Ano de Escolaridade:
5º e 6º ano (2º ciclo) e 7º,8º e 9ºano (3ºciclo)

N.º de Participantes:

Data de colocação do(s) comedouro(s)/bebedouro(s):

Localização da instalação do(s) comedouro(s)/bebedouro(s):
Jardim da escola.

Registo Fotográfico:

Breve descrição de como foi feita a planificação, desenvolvimento e construção do(s) comedouro(s)/bebedouro(s):
A Coordenadora do Programa Eco-Escolas lançou o desafio "As Aves Que Nos Rodeiam " a todas as turmas do 2º ciclo e 3º ciclo da Escola E.B. 2,3 de Sande.
Muitas turmas aceitaram o desafio. A planificação e execução do trabalho decorreu nas disciplinas de Projeto, Educação para a Cidadania, Educação Tecnológica e Educação Visual. De salientar que, também, houve a participação e envolvimento dos Encarregados de Educação. Aliás, os Encarregados de Educação adoraram o desafio e incentivaram a participação dos seus educandos.
Depois de construídos os comedouros/ bebedouros houve uma exposição no átrio da escola e foram selecionados os que iriam ser colocados nas árvores da escola, assim como os que iriam a concurso, tendo em conta alguns critérios, como a variedades de produtos reciclados/reutilizados e a criatividade.
Assim, foram selecionados 3 comedouros/bebedouros para submeter a concurso:
Comedouro/Bebedouro 1:
Materiais:
Madeira; rolhas de cortiça; caricas cor de laranja da Sumol e pretas da Coca-Cola; copos de plástico de gelatina; corrente em aço reutilizadas; cola quente; garrafão de plástico.
1. Marcações da base (círculo) do comedouro pedaço de madeira reutilizado;
2. Alisamento das caricas para o telhado;
3. Colagem das rolhas na base (circunferência) e na estrutura do comedouro;
4. Fazer a estrutura do telhado em forma de cone com garrafão de água e cobrir com caricas;
5. Cortar e colar os copos de plásticos, um servindo como comedouro e outro como bebedouro.
Comedouro /Bebedouro 2:
Materiais:
Madeira reutilizada; Cola; Tecidos; recipientes de plástico recicláveis; Tintas de água; Rafia; Folhas secas; Taxas; parafusos; Lixa.
1. Medições, ajustes e cortes da madeira;
2. Junções e colagem da madeira;
3. Colagem de tecidos;
4. Pintura da madeira;
5. Entrançamento da ráfia para construir o cesto
6. Enrolamento da ráfia base dos “cestos” de plástico;
7. Colagem dos dois cestos na casa, um servindo como comedouro e outro como bebedouro.
Comedouro /Bebedouro 3:
Materiais:
Pedaços de madeira que sobram dos trabalhos do avô; bebedouro suplemente do canário do avô; copo grande de uma vela; cola branca de madeira; taxas sem cabeça; dobradiças reutilizáveis; pincéis de cola e pincéis de tinta; tinta de água; verniz de água; barro auto, cível para tapar pormenores menos bonitos; tico-tico; martelo; grampo para ajustar e ajudar a colar; nível; furador e lixa.
Procedimento:
1. Medições, ajustes e cortes da madeira, segundo os moldes previamente realizados;
2. Junções e colagem da madeira;
3. Pintura da madeira;
4. Colagem dos copos de plástico, um servindo como comedouro e outro como bebedouro.