As Aves Que Nos Rodeiam – Trabalhos 2021

Escola Básica de Penafiel Sul (Penafiel)

Atividade 1 - Atrair as aves: comedouros e bebedouros

Ano de Escolaridade:
6.º ano de escolaridade - 6.ºB,6.ºC, 6.ºD, 6.ºE, 6.ºF

N.º de Participantes:

Data de colocação do(s) comedouro(s)/bebedouro(s):
14 de maio de 2021

Localização da instalação do(s) comedouro(s)/bebedouro(s):
Durante o tempo de E@D, através da divulgação da atividade via Facebook e Plataforma Teams, todos os alunos da EB de Penafiel Sul foram incentivados a construir, em conjunto com as suas famílias, comedouros e bebedouros nos espaços circundantes às suas casas. Assim sendo, algumas famílias aceitaram o desafio e desenvolveram a atividade.
No que diz respeito às construções executadas na escola nas disciplinas de Educação Visual e de Educação Tecnológica e com o envolvimento das turmas supracitadas, as mesmas foram instaladas no recinto escolar, nas árvores que envolvem o mesmo, estando este espaço limitado devido às Obras de Requalificação da Escola.

Registo Fotográfico:

Breve descrição de como foi feita a planificação, desenvolvimento e construção do(s) comedouro(s)/bebedouro(s):
A planificação e construção dos comedouros/bebedouros obedeceu a uma planificação conjunta e de brainstorming de ideias entre os alunos das diferentes turmas e com a orientação do professor de Educação Visual das mesmas. Os alunos tiveram em consideração princípios importantes como o tamanho das aves que habitualmente visualizam a circundar a escola e o Parque da Cidade de Penafiel (dado que são espaços praticamente contíguos), a necessidade de incorporar um bebedouro no mesmo projeto e de dar a possibilidade de as aves também se banharem. Planificaram em papel e concretizaram o projeto em parceria, com supervisão e cooperação do professor de Educação Tecnológica.