As Aves Que Nos Rodeiam – Trabalhos 2021

Escola Básica de Penafiel Sul (Penafiel)

Atividade 2 - Conhecer as aves: observação

Ano de Escolaridade:
6.º ano de escolaridade - 6.ºB, 6.ºD, 6.ºE, 6.ºF

N.º de Participantes:
89 alunos

Ficha das espécies observadas:

Ficha de monitorização do comedouro/bebedouro:

Breve descrição de como decorreu o trabalho de observação e/ou a investigação das espécies:
No que concerne às espécies observadas habitualmente em redor da escola, e presencialmente a usufruir dos comedouros/bebedouros, houve o constrangimento de não se conseguir obter fotos principalmente devido ao barulho inerente às Obras de Requalificação da Escola que estão a decorrer.
No que diz respeito ao trabalho de observação das espécies, para além de os alunos terem a possibilidade de “vigiar” os comedouros/bebedouros nos seus tempos disponíveis, foram designadas equipas de quatro ou cinco alunos, responsáveis pela observação num momento específico do dia e semana, coincidente com as disciplinas de Educação Visual e Educação Tecnológica. Tentaram identificar as espécies e, com a cedência de fotos do professor José Fajardo, procedeu-se à elaboração das Fichas de Espécies Observadas.
Na investigação das espécies avistadas foi consultado o Guia de Campo das Aves e o livro Aves de Portugal e da Europa, foram realizadas pesquisas na internet, durante as aulas, que permitiram elaborar as respetivas fichas. As Fichas das Espécies Observadas tiveram a cooperação da equipa Eco- Escolas_ABAE da EB de Penafiel Sul.
Este trabalho permitiu ampliar conhecimentos no que respeita à identificação e biologia das aves existentes no meio em que se insere a escola e motivar para a necessidade de preservação da biodiversidade.