As Aves Que Nos Rodeiam – Trabalhos 2021

Escola Básica e Secundária de Arcozelo (Ponte de Lima)

Atividade 1 - Atrair as aves: comedouros e bebedouros

Ano de Escolaridade:
8º ano.

N.º de Participantes:
23 alunos.

Data de colocação do(s) comedouro(s)/bebedouro(s):
Março / abril de 2021.

Localização da instalação do(s) comedouro(s)/bebedouro(s):
Espaços verdes contíguos à habitação dos alunos.

Registo Fotográfico:

Breve descrição de como foi feita a planificação, desenvolvimento e construção do(s) comedouro(s)/bebedouro(s):
O projeto “As aves que nos rodeiam” foi direcionado para os alunos de 8.º ano, uma vez que tem enquadramento nas temáticas abordadas na disciplina de Ciências Naturais - Ecossistemas (dinâmica e proteção).
Após a apresentação do projeto, foi proposta a construção de comedouros e bebedouros e a sua colocação em jardins, hortas, …. de forma a permitir a observação mais próxima das aves; também foi solicitado o preenchimento da grelha de registo dos avistamentos e a realização de um registo fotográfico.
Os alunos selecionaram materiais do quotidiano (garrafas de plástico, embalagens Tetra Pack, frascos, casca de laranja, …) e, construídos os comedouros e bebedouros, colocaram os objetos construídos, com água e algumas sementes, em espaços verdes contíguos às suas habitações.
Os alunos desenvolveram as etapas 1 (construção e colocação de comedouros/bebedouros) e 2 (observação de aves) de forma atípica, em fase de confinamento, devida à situação pandémica criada pelo SARS-COV2.
Desta forma, existiram algumas limitações na recolha de informação de forma regular e periódica, bem como na recolha de imagens de razoável qualidade.
Este projeto, ao ser desenvolvido no período de E@D, impossibilitou um acompanhamento mais próximo e impediu a possibilidade de trabalhar com material técnico específico como binóculos, máquinas fotográficas e guias de identificação.