As Aves Que Nos Rodeiam – Trabalhos 2021

Escola Secundária Jaime Moniz (Funchal)

Atividade 1 - Atrair as aves: comedouros e bebedouros

Ano de Escolaridade:
12º Ano

N.º de Participantes:
12ºano

Data de colocação do(s) comedouro(s)/bebedouro(s):
4 de março de 2021

Localização da instalação do(s) comedouro(s)/bebedouro(s):
Localização dos comedouros: diversos jardins do espaço escolar (jardim das plantas indígenas, jardim das plantas exóticas, jardim das plantas aromáticas e medicinais e) e o estacionamento da escola.

Registo Fotográfico:

Breve descrição de como foi feita a planificação, desenvolvimento e construção do(s) comedouro(s)/bebedouro(s):
Os alunos começaram por fazer o esboço em papel do que pretendiam contruir e ao mesmo tempo fizeram o levantamento dos materiais que iriam utilizar.
A partir da reutilização de materiais e com elevada dose de criatividade cada aluno projetou e criou o seu comedouro de aves.
Foram momentos de aula muito dinâmicos e de grandes sorrisos de satisfação perante o “nascimento” de autênticas obras de arte. Todos os pormenores foram tidos em conta. O importante era construir um comedouro que permitisse a visita das aves. No nosso caso, optámos por não construir bebedouros, para evitar estas fontes de água parada que poderiam funcionar como potenciais criadouros de Aedes aegypti.
No dia 4 de março, os 21 alunos partiram para os diversos jardins (plantas indígenas, plantas exóticas, plantas aromáticas e medicinais e) e o estacionamento da escola e escolheram a árvore para colocar o seu comedouro. Depois foi só colocar comida (sementes diversas, aveia e fruta) e esperar que as aves o visitem!