As Aves Que Nos Rodeiam – Trabalhos 2021

Escola EB 2,3 José Afonso (Moita)

Atividade 1 - Atrair as aves: comedouros e bebedouros

Ano de Escolaridade:
8ºano

N.º de Participantes:

Data de colocação do(s) comedouro(s)/bebedouro(s):
26 de abril 2021

Localização da instalação do(s) comedouro(s)/bebedouro(s):
Recinto da Escola, Jardim de casa.

Registo Fotográfico:

Breve descrição de como foi feita a planificação, desenvolvimento e construção do(s) comedouro(s)/bebedouro(s):
No início do 2º período, a professora apresentou o projeto aos alunos com o auxílio de um power point.
No Power Point, foram abordados os conceitos de Precycling, Downcycling, Upcycling e identificados vários exemplos. Ao longo desta abordagem os alunos participavam com os exemplos que conheciam (fase motivacional). Após esta fase, foi solicitado aos alunos a construção de um comedouro, tendo sido aceite com bastante entusiasmo por parte dos alunos.
No entanto, seguiu-se o confinamento e os alunos tiveram que desenvolver a construção do comedouro em casa. O acompanhamento do desenvolvimento da construção fez-se por auscultação e não foi possível fazer o registo fotográfico do mesmo.
No final da construção os alunos partilharam as fotos na plataforma classroom. Salienta-se o cuidado dos alunos na utilização do processo Upcycling, sendo notório a transformação de resíduos, ou produtos inúteis e descartáveis, em novos materiais ou produtos de maior valor, uso ou qualidade
Para terminar, ressalvo que os alunos aderiram com muito agrado e entusiamo à construção de comedouros/bebedouros e o resultado foi muito bom.