As Aves Que Nos Rodeiam – Trabalhos 2021

Escola EB 2,3 José Afonso (Moita)

Atividade 2 - Conhecer as aves: observação

Ano de Escolaridade:

N.º de Participantes:

Ficha das espécies observadas:

Pardal no comedouro

Breve descrição de como decorreu o trabalho de observação e/ou a investigação das espécies:
No 3º período e com o regresso às aulas presenciais, mas ainda com muitos constrangimentos, uma turma do 8º ano colocou os comedouros/bebedouros no recinto escolar e colocou comida no seu interior, tal como registado nas fotos enviadas.
Nas semanas seguintes, fizemos a monitorização dos comedouros no recinto escolar.
Não conseguimos fazer a observação das aves no comedouro, mas observamos as aves no recinto escolar e preenchemos a ficha de monitorização das aves.
Verificando os constrangimentos e as dificuldades inerentes à implementação de uma atividade desta natureza em recinto escolar, em que a necessidade de silêncio é fundamental para a observação de aves, considero que a mesma se concretizou com sucesso.
Mesmo assim, foi possível fazer o registo fotográfico de uma ave num comedouro, junto à casa de um aluno.
Para terminar, saliento que este projeto tem uma dinâmica muito pertinente, interessante e integradora. Apesar de não ter sido fácil implementar, atendendo à situação pandémica que atravessamos e aos constrangimentos daí decorrentes, conseguimos realizar todas as atividades e os alunos revelarem sempre muito entusiasmo e envolvimento nas mesmas.