As Aves Que Nos Rodeiam – Trabalhos 2021

Jardim de Infância/Escola Básica nº1 de Arganil (Arganil)

Atividade 1 - Atrair as aves: comedouros e bebedouros

Ano de Escolaridade:
Educação pré escolar

N.º de Participantes:
61 crianças

Data de colocação do(s) comedouro(s)/bebedouro(s):
Inicimos a colocação em dezembro devido ao periodo de confinamento.

Localização da instalação do(s) comedouro(s)/bebedouro(s):
Os comedouros foram instalados no espaço exterior da escola, onde já existe um lago que é utilizado como bebedouro e que abriga alguns anfíbios e peixes. Posteriormente e com a colaboração dos E.E. foram também construídos em casa, com a participação das crianças, outros abrigos e comedouros que foram colocados nas árvores que rodeiam a escola. As crianças têm tarefas rotativas para repor os alimentos nos comedouros dos pássaros da nossa escola, assim como dos outros animais que cuidam (porcos da índia, bichos da seda, galinhas, taratrug e peixes).

Registo Fotográfico:

Breve descrição de como foi feita a planificação, desenvolvimento e construção do(s) comedouro(s)/bebedouro(s):
O projeto iniciou-se com a visita de uma garça ao lago da nossa escola, que se alimentou com os maiores peixes que lá residiam. Fomos pesquisar sobre as diferentes espécies de aves que se podiam observar na região e as crianças apresentaram aos colegas as pesquisas que fizeram em casa sobre a temática. Tivemos a colaboração da comunidade local e de alguns E.E. que conheciam diferentes espécies através do “Observatório de aves de Arganil”. Para podermos atrair maior diversidade de aves à nossa escola, as crianças foram incentivadas a planificar e desenhar alguns comedouros, que depois ajudaram a construir utilizando material da natureza e de desperdício. Entretanto os E.E. ofereceram-se para participar com a crianças na construção de abrigos e outros comedouros, que distribuímos pelas árvores que rodeiam a escola. Fizemos ainda saídas à floresta para observar as aves locais e com as penas encontradas descobrimos que era possível escrever como os antigos.