As Aves Que Nos Rodeiam – Trabalhos 2021

Colégio Marista de Carcavelos (Cascais)

Atividade 1 - Atrair as aves: comedouros e bebedouros

Ano de Escolaridade:
vários dos 2º e 3º ciclos e secundário

N.º de Participantes:
20 alunos e 4 animadores

Data de colocação do(s) comedouro(s)/bebedouro(s):
5 de maio de 2021

Localização da instalação do(s) comedouro(s)/bebedouro(s):
Quinta existente no recinto escolar

Registo Fotográfico:

Breve descrição de como foi feita a planificação, desenvolvimento e construção do(s) comedouro(s)/bebedouro(s):
No seguimento da Páscoa e com os dias mais longos, com o início a primavera, relacionada com o renascimento e o despertar da natureza, a etapa amanhecer da MarCha teve como tema do mês de abril e maio, a Ecologia. O objetivo foi incutir os animandos a explicarem o que era para eles a primavera e as diferenças no ambiente que têm vindo a sentir.
Como forma de preparação para esta nova estação, os animandos realizaram um comedouro para pássaros totalmente biológico, feito com materiais naturais e biodegradáveis.
Num primeiro momento, os animadores cortaram as laranjas ao meio e retiraram toda a polpa com uma faca e espremedor. De seguida, cada criança cortou quatro pedaços de lã, com cerca de 25 cm, e deu um nó na ponta de cada um. Com o auxílio de um palito, fizeram passar os pedaços de lã pela casca de citrino, em quatro pontos diferentes, de forma a que os nós ficassem no interior. Depois juntaram os quatro fios de lã e ataram através de um grande nó. Por fim, encheram o interior do citrino com sementes e penduram os comedouros em várias árvores na quinta pedagógica. O que restou das laranjas foi aproveitado para fazer sumo para todos os animandos.